quinta-feira, 17 de maio de 2012

Traición, y por la espalda!


* Por Fernando Yanmar Narciso


Em todos os meus anos escrevendo, falando das coisas que me incomodam ou lembrando os cacos de minhas infância e adolescência, estabeleci uma regra para meus escritos: Apenas 5% deles eu dedico a alvos muito fáceis, como novelas e música moderna. Por isso nunca me viram atacando políticos pelo nome ou novas leis que servem apenas para estrangular o povo.

Então, mesmo depois de tantos ensaios, evitei ao máximo falar sobre um carinha que entra diariamente em nossas casas. De tão importante, é quase um dever cívico gostar do que ele faz, principalmente nos países mais pobres da América Latina, e há até quem sofra ou tenha sofrido bullying na escola por ser seu fã.

Claro que estou falando do Roberto “Chespirito ” Bolaños, o Chico Anysio mexicano.

Na ativa desde os anos 50 na TV, o velho Bolaños trouxe muita alegria para o mundo com seu humor simples, sem apelação e extremamente cíclico. Na vila do Chaves, por exemplo, só existem uns doze ou treze personagens fixos, e os relacionamentos só podem existir entre eles. Chaves é o exemplo perfeito de como era ser um menor abandonado na década de 70. Mesmo sem ter um vintém, ele está sempre de bem com a vida. Podemos ver reflexos de cada classe social naquelas paredes e escadas de papelão. E, mesmo que já tenham reprisado cada capítulo mais de 10.000 vezes, tem sempre alguém pra rir das mesmas piadas, e muitos mais para rir da gente por ainda gostar desses programas. Perdi a conta de quantas vezes meus colegas de colégio me chamaram de Q.I de ameba por isso.

Um dos meus grandes prazeres é colecionar almanaques. Só dos anos 80 eu já tenho três, acreditam? Então, pensem em como é bizarro encontrar Chaves e Chapolin em livros de recordações, sendo que eles estão até hoje no ar. Entretanto, por mais que eu goste das criações do Bolaños, e me inspire em algumas tiradas deles para dar o tom de humor em meus escritos, me dói a alma- se é que ela existe- ao dizer que os programas deviam sumir em definitivo da televisão brasileira.

Se pudéssemos resumir o Modus Operandi empresarial de Silvio Santos em uma palavra, esta seria “acomodado”. Já virou caso de polícia o que Seu Silvio faz com a programação do canal. Quantas vezes ele já apostou em novidades que tiveram audiência baixa na 1ª semana e, baseado apenas nessa semana, mandou tirar do ar na semana seguinte e colocou o Chaves no lugar? Só a filha dele já passou por essa situação duas vezes! A série já nem é mais o “coringa” do canal, é o baralho inteiro. Ele chega ao cúmulo de colocá-la no lugar do color-bar às 5:30 da madrugada!

A situação dos programas de Bolaños no SBT só não é pior que a do Bozo. Nos primórdios do canal, por falta de programação e staff, o programa do palhaço colorido como a bandeira americana foi ao ar por muitos anos das 8 da manhã às 14:30, daí vinha o Cinema em Casa e depois dele, o Bozo voltava das 16:30 às 18:30. Por isso os comediantes na época trollavam o SBT, apelidando-o de Sistema Bozo de Televisão. Coincidentemente, Chaves e Chapolin estrearam no programa dele em 1984. Ninguém no canal era capaz de jogar uma nica no chapéu pelas séries, mas elas foram ficando, ficando... De tal forma que, em 1988, Abravanel teve a idéia genial de colocar a turma da vila no horário nobre, incomodando bastante o IBOPE do Jornal Nacional.

Chico Anysio, o nosso Bolaños, dizia que brasileiro que é brasileiro sempre ri das mesmas piadas, mas o jeito que Seu Silvio leva a sério essa máxima é ridículo! Por isso, não tem como não achar palhaçada o que alguns fãs fazem em nome das séries. Se ela fica fora do ar por uma semaninha os cabos de fibra ótica chegam a espiralar de tantos e-mails revoltados que a central de atendimento do canal recebe. Faço parte de uma lista de discussão do programa, e já perdi a conta de quantas vezes passaram petições de VOLTA CHAVES e VOLTA CHAPOLIN endereçadas ao SBT. Creio que até o Repórter Vesgo do Pânico já chegou a entregar uma delas pessoalmente ao Patrão. No início de minha vida virtual eu até assinava essas petições para me enturmar, mas depois de quase 40 delas não tem ateu que agüente!

Se o programa mais do canal é rigorosamente o mesmo há quase 30 anos, há algo de podre no reino de Churi Churi Fun Flays. Essa só os fãs entenderão.

*Designer e escritor. Site: HTTP://terradeexcluidos.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Desesperava-me vê-lo assistindo um milhão de vezes ao mesmo seriado. Cansei de vê-lo repetindo a fala de todos os episódios. Sabe tudo de cor e salteado. Vendo-o enjoado e pedindo o fim de Chaves, fico verdadeiramente surpresa. Você está traindo seu passado, mas tudo um dia cansa. Só nos resta aguardar o fim.

    ResponderExcluir