sábado, 19 de maio de 2018

Z, A cidade perdida - Nazarethe Fonseca


Z, A cidade perdida


* Por Nazarethe Fonseca


O filme é uma adaptação do livro Z-A Cidade Perdida, do autor David Grann,e conta a história de Percy Fawcett, interpretado por (Charlie Hunnam), que é contratado para cartografar a inexplorada  Amazônia entre Bolívia e Brasil.


O livro retrata a história real do militar Percy Fawcett, que tem um legado pesado sobre os ombros, o passado de perdição e jogatina de seu pai. Que jamais é esquecido mesmo diante dos seus melhores feitos. A sociedade o excluí ridiculamente como se ele devesse pagar pelos crimes do pai já morto e jamais esquecido. Hipocrisia pura de uma sociedade podre.


Ele aceita a tarefa, afinal, a selva jamais condena, ela apenas faz com que as pessoas enfrentem seus piores medos. Percy fica obcecado pela floresta e seus mistérios e faz duas expedições a Amazônia.

A floresta o engole e cospe melhor ou pior? Não consegui definir, o que vi é que ele se realizou, mesmo tendo passado tantos anos longe da esposa e dos filhos embrenhado na floresta, sua esposa apesar de sofrer entende a busca do marido e jamais o abandonou, ela sempre ficou ao seu lado. A floresta trouxe sentido a sua existência, apagava seu legado, e criava realizações. É o que os mais atentos percebem ao ouvir as histórias de exploradores, navegadores, alpinistas. Eles só estão felizes quando estão testando seus limites e acredite-me a Amazônia e imediações não é um parque de diversões.
Mosquitos, cobras, vermes, índios, animais selvagens e peçonhentos, piranhas, chuvas inesperadas, rios que parecem não ter fim. Nesse cenário os de mente mais fraca perdem a lucidez e fazem loucuras.

Dentro e fora da floresta Percy Fawcett é sempre justo e heroico, sem nunca fugir aos desafios que aparecem ao longo de sua jornada.
Fui pega de surpresa, porque não sabia do livro, até ver o filme e o final me deixou inquieta, quase frustrada por me juntar a todos os demais a questionar, o que aconteceu com Percy Fawcett?
As atuações de Robert Pattinson e Charlie Hunnam e Tom Holland, o novo homem aranha, são incrivelmente boas, eles me seguraram no filme do começo ao fim.

No fim, Percy faz sua última expedição, abandonando o isolamento, a vida doméstica para a qual se dedicou após se recuperar de ferimentos de guerra. Mas seu destino era explorar a Amazônia e lá que ele o encontra.
O filme é cheio de belas imagens e grandes momentos, você vai sentir medo, ansiedade, vai sentir na pele o que é decidir entre ficar e morrer, ou partir e viver sem gloria.

Minha nota? Quatro beijos mordidos!
* Jornalista e escritora


Nenhum comentário:

Postar um comentário