domingo, 20 de maio de 2018

Pilantras e palhaços - Fábio de Lima


Pilantras e palhaços

* Por Fábio de Lima


A Copa do Mundo terminou e as eleições começaram. Pilantras e palhaços pelas ruas. Cuidado! Segurem as carteiras! Os homens de gravata querem o nosso voto. As promessas estão na ponta da língua. Mais emprego. Menos violência. Mais hospital. Menos imposto. Mais moradia. Menos corrupção. Mais comida. E menos trânsito! E Menos chuva! E Menos sol! Os picaretas estão preocupados com o povo. Eles estão morrendo de preocupação.

Café e pão com manteiga no balcão de padaria. Passeio na feira livre. Beijo em criança de colo. Favela nunca mais. Rua sem asfalto nunca mais. Seca no nordeste nunca mais. E o Brasil, de novo, é o país do futuro. O PT quer ajudar o Brasil. O PSDB quer ajudar o Brasil. O PMDB quer ajudar o Brasil. O PFL que ajudar o Brasil. O PDT quer ajudar o Brasil. Os outros também querem. Com ou sem boas intenções, o inferno está cheio.

E eu me chamo Zé, e eu me chamo João, Maria, Zeverina, Antônio, Sebastião, Rita, Durvalina, Rosa, e NAÇÃO. Também ilusão, ilusão, ilusão. E eu estou com dor de cabeça com tanto político ‘bão’! Escolha o número e confirme. Miséria é coisa séria. Meu cachorro come ração, mas arrota carne moída. Minha filha estuda em escola pública, mas depois faz cursinho. Eu tenho gastrite nervosa – mas também tenho plano de saúde. Escolha o número e confirme.

Queria ter parente rico e não tenho. Queria ter casa na praia e não tenho. Queria ter sítio e não tenho. Queria ter roupa nova e não tenho. O José Sarney tem bigode feio, mas gosta do povo. O Fernando Collor tem nariz grande, mas gosta do povo. O Itamar Franco tem topete estranho, mas gosta do povo. O Fernando Henrique acha que é francês, mas gosta do povo. O Lula não sabe o que é trabalhar, mas gosta do povo. Acho filosofia assunto chato, mas já nem sei quem sou.

Pilantras e palhaços, pilantras e palhaços, pilantras e palhaços – o circo está de volta! E o culpado foi o Parreira. Mas a próxima Copa do Mundo a gente ganha. Político filho da puta e jogador de futebol perna de pau tem em todo lugar. A Argentina também é uma merda! Dizem que num planeta distante a sociedade é mais organizada. Dizem que é só ter fé em Deus que as coisas melhoram. Dizem que sou louco e que deveria estar num manicômio. Escolha o número e confirme! Pilantras e palhaços, eu sou brasileiro! E vocês?!

*Jornalista e escritor ou “contador de histórias”, como prefere ser chamado. Atua como repórter freelancer para o jornal Diário do Comércio (SP) e é diretor de programação da Cinetvnet (TV pela WEB). Está escrevendo seu primeiro romance, DOCE DESESPERO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário