Telemarketing
para telebloqueio de telemarketing
* Por
Marcelo Sguassábia
- Boa noite. O Sr.
Antonio, por gentileza.
- É telemarketing, né?
Olha, não estou precisando de nada não.
- Nos impressiona o
fato de o senhor ter conseguido nos identificar. Tomamos todo o cuidado para
não falar no gerúndio...
- Com gerúndio ou sem
gerúndio, esse jeito de fala decorada e esse timbre de locutor de aeroporto não
me enganam.
- Por obséquio, senhor,
só um instante da sua atenção. Tomamos a liberdade de contatá-lo para livrá-lo
em definitivo desse inconveniente. Sabemos o quanto as centrais de vendas por
telefone andam importunando sua vida, e...
- Se sabem, então
porque também praticam esse tipo de sadismo?
- Podemos garantir,
senhor, que esta será a última chamada de telemarketing que o senhor atenderá.
Isso, claro, se o senhor optar pela adesão aos nossos serviços. Nossos
computadores interceptam as tentativas de contato e não deixam o telefone do
cliente tocar, para não atrapalhar o seu sono ou o que quer que esteja fazendo.
- Mas já não tem uma
lei que protege o cidadão contra esse tipo de abuso, minha filha?
- Correto, senhor. Existe o bloqueio ao
telemarketing do Procon de São Paulo, mas tem que preencher um formulário,
aguardar 30 dias e o solicitante corre o
risco de empresas descumprirem a solicitação e insistirem em continuar ligando
para o seu número. Com o nosso serviço, isso é impossível. Ele funciona por
mecanismo de interceptação, uma tecnologia inédita desenvolvida pelos nossos
programadores. Seu telefone não chega a tocar.
- Isso seria a glória.
- De maneira geral, os
serviços mais inteligentes conseguem ludibriar os identificadores de chamada,
fazendo rodízios dos números. Para se livrar do incômodo o senhor precisaria
saber os números utilizados em rodízio por cada uma das centrais de
telemarketing, o que seria impraticável. Algumas centrais adotam um expediente
bastante engenhoso. No lugar de um número de telefone, aparece no visor de quem
atende apenas um "01". Tudo para dificultar a identificação. Um outro
estratagema muito comum é ligar e, assim que a pessoa atende, simplesmente
desligar. É que só pelo fato da ligação ter se completado, o sistema já entende
como efetuada na hora de apurar o
cumprimento de cota do operador.
- Brasil - sil - sil,
né, minha filha? É o telejeitinho brasileiro.
- Estamos com uma
promoção especial apenas para esta semana, e disponibilizamos ao senhor um mês
de cortesia do serviço. Na eventualidade de receber qualquer ligação de
telemarketing no período, nós depositaremos em sua conta o valor equivalente a
uma mensalidade, a título de ressarcimento por falha de serviço. Poderia me
fornecer agora os dados do seu cartão para habilitar imediatamente o
telebloqueio, por gentileza? Lembrando que o primeiro mês é test-drive.
- Mas quem falou que
eu vou querer experimentar isso? E se for ver, falha de serviço você já
cometeu, filhota. Você disse
"lembrando", isso é gerúndio. Gerúndio não vale, confere?
- Aceite minhas
desculpas, senhor, é que vim há poucos meses de outra empresa da área. Mas
estou em tratamento fonoaudiológico para me livrar da dependência. O senhor há
de compreender, o próprio termo "telemarketing" é um gerúndio em
inglês, o gerúndio é algo que está no DNA do operador. Mas, voltando ao nosso
assunto...
- Aí, olha o gerúndio
aí de novo! Infringiu o regulamento duas vezes. Sinto muito, terei que
desligar. Se insistir, poderei estar ligando para o seu chefe.
* Marcelo Sguassábia é redator
publicitário. Blogs: WWW.consoantesreticentes.blogspot.com
(Crônicas e Contos) e WWW.letraeme.blogspot.com
(portfólio).
O Windows está sendo desligado. Bem simples. Não sabia que basta atender para a meta ser atingida. Preciso aprender muito.
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