Foto: Estampa do então sabonete Eucalol
Lembranças do Eucalol
*Por
José Calvino
O sabonete Eucalol
chegou ao mercado, nos anos 20 (sic). A princípio (em 1926) revolucionou o
mercado brasileiro, era o primeiro sabonete “verde” à base de eucalipto,
distribuído em todo o território nacional. Inicialmente, o público brasileiro o
rejeitou, acostumado que era apenas com cores mais suaves, tipo o branco e o
rosa. A empresa então, para cair no gosto popular, lançou mão em 1930 de uma
campanha de publicidade jamais vista na época: Decidiu colocar estampas
diferenciadas dentro das embalagens dos sabonetes para incentivar o
colecionismo, e com isso aumentar as vendas e o seu faturamento.
No formato de brindes,
as estampas do sabonete Eucalol viraram uma febre entre a população. Sua
aceitação foi tamanha que as tais estampas passaram a ser consideradas um
material incentivador da cultura; possuidor de cunho didático e um ótimo
referencial de aprendizagem.
No entanto, a chegada
das multinacionais – LEVER e PALMOLIVE – enfraqueceu as vendas do EUCALOL, que
retirou em 1957 as estampas do mercado. Mesmo assim a queda acelerada no ritmo
das vendas fez com que em meados dos anos 80 a empresa que produzia o sabonete
EUCALOL abrisse falência, definitivamente.
Lembro muito bem
quando ouvia nas rádios uma propaganda que marcou bastante minha infância:
“Quando ela está tomando banho, só quem vê é (EU)CALOL”. Pesquisando, só
encontrei a seguinte referencia ao sabonete EUCALOL: “(...) Em meados da década
de 50, lançou campanhas
publicitárias destacando as estrelas
nacionais e internacionais”. Infelizmente, não encontrei a dita propaganda que
para mim, era a melhor da época. Ficam
aqui as minhas recordações de infância.
*
Escritor, poeta e teatrólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário