quinta-feira, 23 de abril de 2009




Primeiro Congresso Interestadual dos Profissionais de Telemarketing

* Por Marcelo Sguassábia

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UM SETOR EM VIGOROSO CRESCIMENTO E EM VIAS DE EXTINÇÃO. DE 23 A 27 DE JULHO DE 2009, EM BARRA DO PIRAÍ - RJ.

Programação – 23/07/2009

FÓRUM DE DEBATES

Regulamentação e valorização profissional do operador de telemarketing versus lei que cria o Cadastro Estadual para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Call Centers. Como contornar esta contradição?

PALESTRA DO DIA

O best-seller “O Segredo” e a Lei da Atração aplicados aos Call Centers e afins. O verbo vender dando sentido à vida e fundamento ao universo.

Coffe-break

MESA-REDONDA

A lei que estabelece em 60 segundos o tempo máximo de espera para atendimento telefônico nos SACs.
“Um minuto de tolerância não é atendimento. É gincana, meu rei” – Depoimento de Carlinhos Girafanti, atendente em Salvador – BA.

Programação – 24/07/2009

FÓRUM DE DEBATES

Gerundismo: promovendo o controle eficaz do vício. Estaremos discutindo, debatendo, analisando e propondo alternativas para os compulsivos. Workshop com demonstração prática de casos crônicos com animadoras perspectivas de regeneração.

PALESTRA DO DIA

Crise econômica mundial: vamos fazer uma limonada com este limão. O desemprego crescente significa mais gente em casa para atender o telefone, e é preciso que o profissional do setor saiba tirar proveito desta preciosa oportunidade.

Break sem coffee (efeito da crise).

MESA-REDONDA

O “tu-tu-tu” x a revolucionária tática “sim-sim-sim”: saiba porque concordando três vezes consecutivas com seus argumentos as chances de fechamento de negócio são 96% maiores.

Programação – 25/07/2009

FÓRUM DE DEBATES

O método “Vendendo pelo Cansaço” e seus 8 passos: abordagem, apresentação, explanação, argumentação, chateação, apelação, insistência e rendição.

PALESTRA DO DIA

Novas tecnologias: 72 músicas de espera inéditas para o seu negócio, incluindo “Bilu Teteia”, “A velha debaixo da cama” e aquela uma do Gonzaguinha.

Coffee-break:
Para café puro, tecle 1
Para suspirinho de padoca, tecle 2
Para bolacha com goiabinha no meio, tecle 3
Para suco aguado com sanduíche de metro de anteontem, tecle 4
Para voltar ao menu principal, tecle 5

MESA-REDONDA

Profissional de telemarketing também é gente: como reclamar ao PROCON se o sujeito que atende o telefone desrespeita o seu direito de insistir.

Programação – 26/07/2009

FÓRUM DE DEBATES

Exibição de documentário sobre o call-center da Golden Selecta Minnesota Trading, que instituiu a jornada ininterrupta de 72 horas com administração intravenosa de nutrientes substituindo as pausas para refeições e, consequentemente, as posteriores necessidades fisiológicas.

PALESTRA DO DIA

Vendendo Fanta Uva como quem vende Coca-Cola: ao contrário do que se pensa, esquimós compram geladeiras. E estão ávidos por novos modelos.

Coffee-break

MESA-REDONDA

Tele-assédio sexual: lidando profissionalmente com as inevitáveis “cantadas”.
Situações adversas: procedimentos a serem adotados quando o dono da linha diz que o dono da linha está pescando em Mato Grosso e só volta daqui a 3 meses.

Programação – 27/07/2009

FÓRUM DE DEBATES

Televendas com ligação tarifada: quando deixar o cliente esperando é mais negócio para a empresa.

PALESTRA DO DIA

Ocorrências extremas: mantendo a serenidade e a polidez quando o interlocutor sugere tomar bem no meio do olho de determinada parte anatômica. Descrição de um case de sucesso que terminou em casamento, com a presença e o testemunho dos nubentes.

MESA-REDONDA DE ENCERRAMENTO, COM ENTREGA DOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO.

* Redator publicitário há mais de 20 anos, cronista de várias revistas eletrônicas, entre as quais a “Paradoxo”

4 comentários:

  1. Mestre Marcelo, vc passou dos limites! Impossível não gargalhar durante a leitura de peça tão debochada. Mas a turma do telemarketing merece, ah se merece! A crônica tem texto de um craque que deveria, ele sim!, nos ligar, em vez daqueles alienígenas (ou hominídeos?), filhos de mãe de péssima reputação. Parabéns. E com licença que vou rir mais.

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  2. O Primeiro Congresso de Telemarketing ficou delicioso em seu texto, Marcelo! Um milagre!
    'Estarei" lendo sua coluna sempre.
    Beijos e parabéns!

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  3. Vida dura a dos funcionários dos "call centers", mas pior é a dos incautos atendentes de telefone, especialmente quando molhados, no meio de um banho e esperando um telefonema importante. Mal o indigitado começa digo: " não estou interessada". Mas interesse em ler esse autor acima, sempre estou. Mesmo com um tema altamente burocrático como este. Assim como no caso do ruído do liquidificador, uma surpresa: Marcelo tira um belo som.

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  4. Eu já trabalhei com telemarketing ativo.
    Eu vendia cartão adicional de um certo banco.
    Escutei cada coisa. Fui cantada. Mal tratada. Bem tratada. Daria um livro. Eu levava na esportiva e me divertia com o estresse das pessoas. Descobri trabalhando com TMKT que eu sou uma pessoa muito paciente. É um processo grande de autoconhecimento para quem sabe fazer de um limão, uma limonada . (rs )
    No fundo, é emprego para " cachorro" . É tensão o tempo todo.
    Depois dei aula sobre.
    O TMKT é uma experiência fantástica para o relacionamento com outras pessoas.
    ADOREI o " CONGRESSO", Marcelo. Criativo e bem bolado.
    Estarei participando dele, senhor Marcelo !

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