sábado, 25 de abril de 2009




O Japão invade a Zona Norte

* Por Karina Monteiro


O 4º Festival Nikkey Matsuri vai começar. Hoje e amanhã, a cidade rende-se novamente aos encantos da terra do sol nascente. Trata-se de um evento em homenagem à cultura japonesa, que acontece anualmente no Clube Escola Jardim São Paulo, localizado na Zona Norte da capital, região que recebeu a festa de braços abertos desde a sua primeira edição.

Apresentações de danças orientais, belas canções da cultura japonesa interpretadas por talentosos cantores, barracas de comidas típicas espalhadas por toda parte, opções de presentes diferenciados e com toques de capricho orientais, olhares curiosos das crianças que muitas vezes observam pela primeira vez as performances de samurais, antes só vistos em desenhos animados. O que era somente fantasia, torna-se real para a alegria dos pequenos.

Durante um final de semana por ano, o Japão parece tomar conta da Zona Norte e proporcionar as mais belas misturas étnicas imaginadas. Em sua segunda edição, o festival teve a presença da bateria da escola de samba Unidos de Vila Maria, e o belo show de contrastes rendeu até um link do SPTV, da TV Globo.

Uma bela mulata, rainha de bateria da escola, roubou a cena e mostrou a beleza que existe entre a mistura de raças. O samba brasileiro rendeu-se também aos encantos dos “Taikôs”, que são na verdade os tambores típicos japoneses. Uma parceria incrível foi feita a partir da união dos sons dos instrumentos nacionais e orientais.

Esta é a prova viva do respeito e amizade entre as diferentes etnias. O brasileiro possui um carinho especial pela cultura do Japão, algo que encanta e fascina. Isto se observa no grande número de pessoas que circula no festival e participa ativamente de cada show.

Um cantor de descendência japonesa, olhos puxados, mas com alma sertaneja e um chapéu de cowboy na cabeça. Este é o intérprete Joe Hirata. Amado pelas mulheres brasileiras, ele mistura em seu repertório canções de amor, músicas mais agitadas ao estilo “festa de rodeio” e também clássicos da música japonesa, que emocionam em especial as senhoras orientais que aguardam ansiosamente sua forte interpretação.

Isso e muito mais pode ser visto no festival. As crianças também dão um show à parte ao realizar performances orientais vestidas de kimonos. Um verdadeiro mimo aos olhos de todos, pois mistura inocência e alegria radiante. E engana-se quem pensa que apenas “olhinhos puxados” integram o time da criançada. A mistura de raças também aparece aqui. Não há coisa mais bela ...

Este ano, para atiçar ainda mais a curiosidade dos brasileiros, a organização do evento realizou algumas ações muito especiais e até inusitadas. Uma das travessuras foi até parar nas páginas do jornal Estado de São Paulo.

Tente imaginar, em plena estação Sé do Metrô, três samurais viajando de trem frente aos olhares curiosos e receosos dos passageiros. Pois esta foi uma da surpresas proporcionadas pelo Nikkey Matsuri para levar o público em peso na festa. A repercussão parece ter dado certo, já que mereceu uma foto legenda no Estadão do último dia 18 de abril.

Esta não foi a primeira nem a última ação da organização do festival, novidades sempre são apresentadas ao público como forma de deixar o evento vivo durante o ano inteiro e não somente nos dias de festa. Apresentações de taikôs, danças e lutas orientais em locais públicos já tornaram-se fenômenos naturais. Essa é a magia de morar na cidade de São Paulo, onde tudo pode acontecer ... e o Nikkey Matsuri realmente é um acontecimento, seja nos dias oficiais de festa ou não.

Ficou curioso? Então está na hora de você também render-se aos encantos dessa cultura. Pegue metrô e desembarque na estação Jardim São Paulo, que fica a alguns metros de distância do clube onde ocorre o evento. Assim, você estará a alguns passos do Japão ... seja bem vindo à terra do sol nascente, agora, na Zona Norte.

* Jornalista, assessora de imprensa

Um comentário:

  1. Descrição convidativa desse evento nipônico brasileiro. Integração, beleza e colorido para agradar a todos os segmentos de apreciadores da boa cultura japonesa. Pena não poder estar aí para assistir, mas divulgarei.

    ResponderExcluir