quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tarde demais


* Por Sayonara Lino


Há algum tempo escrevi esse texto. Não sou de reler o que escrevo, mas hoje pensei muito nessas voltas que a vida dá. Precisei consultar o passado para saber a quantas andam minhas convicções.

Se pudesse voltar atrás

Falaria menos
Observaria mais
Seria mais seletiva
Daria menos importância às críticas
Não me desgastaria com bobagens
Seria mais compassiva
Contornaria as situações com humor
Seria mais leve
Detectaria com mais precisão a falsidade
Criticaria menos
Compreenderia mais
Afastaria os que me fazem mal, sem brigar
Silenciaria

Pois bem, faria exatamente isso, mas preciso acrescentar:

Se pudesse voltar atrás
Falaria sobre o que sinto
Observaria o mundo com menos crítica
Seria seletiva, mas não descartaria a possibilidade de ser feliz com alguém especial
Usaria as críticas para crescer, e só me importaria com as que fossem feitas por pessoas que me amam (e essas são poucas)
Tentaria viver de bom humor constantemente, mas sei que não é fácil...
Seria muito, muito leve
deixaria imediatamente a falsidade de lado, porque isso consome nossa energia mais preciosa e sequestra nossa alma
Não criticaria (tenho conseguido cada vez mais!)
Compreenderia sempre, porque compreender não é aceitar
Simplesmente me afastaria daqueles que me fazem mal
Silenciaria
Não fugiria do amor
Seria mais aberta para a vida
Não boicotaria minhas chances de ser plena
Iria embora para um lugar distante
mas agora me parece tarde demais.


• Jornalista, fotógrafa e colunista do Literário

5 comentários:

  1. Seria tão bom poder voltar no tempo.
    Como não podemos, que tal colocar em prática todas essas resoluções agora ?
    Já comecei a praticar.
    Sayo, nunca é tarde.
    Enquanto estamos por aqui, vamos fazendo e pagando pra ver.
    Viver é isso. Acredito eu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso é para nossa reflexão. Belo texto!

    ResponderExcluir
  3. Não penso mais no que perdi.
    Aprendi a viver um dia por vez.
    Conto meus dias a partir do agora.
    Beijos Sayonara.

    ResponderExcluir
  4. Compreender mais foi uma ótima ideia, assim como criticar menos. Outro dia, quando eu escrevi estar praticando a tolerância, alguém disse estar desligando a maledicência. De fato, nada perdemos de praticar virtudes. Seu amadurecimento foi numa boa direção, Sayonara, numa interessante correção de rumos. Quanto ao lugar distante, quem é que sabe?

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, obrigada pelos generosos comentários. Bem, quanto a outro lugar, tenho fé que ainda conseguirei chegar lá! Assim que conseguir realizar esse desejo escreverei a respeito. Beijos em todos vcs!

    ResponderExcluir