quarta-feira, 18 de julho de 2012

Obsessão pelo tempo


O tempo (sempre ele!), desde que tomei consciência da vida, do mundo, do universo, enfim, de tudo o que me cerca – visível ou invisível, concreto ou abstrato – se tornou, para mim, uma obsessão. É o tema mais constante (diria que recorrente) não somente das minhas reflexões e devaneios e, por conseqüência, dos meus textos, mas de todas as cogitações que faço.

Minha principal preocupação é a de evitar desperdício de tempo, dada sua suma preciosidade. Ninguém sai por aí esbanjando as coisas preciosas que conquistou, levando em conta a escala de valores (nem sempre coerente e lógica) estabelecida pelo homem. Fazê-lo seria, na melhor das hipóteses, grande tolice, embora haja muitos e muitos que não se dão conta disso e que jogam fora, em transações mal planejadas, ou sequer planejadas, o que conquistaram com tantos e ingentes sacrifícios;

Se é inteligente, ou pelo menos sensato, preservar bens materiais, concretos, tangíveis e palpáveis, pelos quais tanto nos empenhamos em conquistar e que, ademais, só temos posse transitória deles, ou seja, enquanto estivermos vivos, imaginem a importância que tem a preservação do que nos possibilita, do que nos dá chances, mesmo que apenas potenciais, de sua conquista. Nada, absolutamente nada é mais precioso que o tempo, dada, claro, nossa efemeridade. Podemos ter pela frente anos, várias décadas até, ou meras frações de segundos, Nunca se sabe quanto. E é bom que assim seja.

Imaginem a angústia de alguém que soubesse que está com os dias contados! Aliás, esta é a maior crueldade da pena de morte, que abomino, por mais que o condenado mereça. Por que? Porque ele sabe, de antemão, a data em que será executado. O que será que passa pela cabeça desse infeliz? Boa coisa que não é. Posso até imaginar, sem saber, óbvio, se é mesmo o que imaginei.

Por estes dias venho sentindo na carne a angústia da perda de tempo, ditada por circunstâncias alheias à minha vontade. Uma severa conjuntivite faz com que enxergue o mundo envolto em densa névoa, o que me impede de ler e de cumprir minha pauta diária de trabalho. Tomado de intensa angústia, tento adaptar-me à situação, no que o computador me ajuda decisivamente. Sem essa preciosa e genial maquininha, eu não conseguiria escrever nada. Todavia, ampliando o corpo das letras de sorte a que se torne visível (no tamanho 20), venho conseguindo a façanha de fazer o que mais gosto e sei: expor idéias e sentimentos mediante o maravilhoso recurso da palavra escrita; Provavelmente é uma decisão imprudente da minha parte. Imprudência maior, porém, no meu entender, seria desperdiçar todo esse tempo, mesmo que premido pelas circunstâncias.

Nesse ínterim – e meu drama já se estande por longos e aflitivos dez dias – já compus quatro poemas e redigi três crônicas, gastando o dobro do tempo normalmente despendido nessas tarefas. Houve, pois, um certo desperdício, o que me amofina e incomoda. Mas se não tomasse a decisão de improvisar e me adaptar à circunstância, a perda seria muito maior. Aliás, seria total. Daí eu ter confessado, no início destas reflexões, ser obcecado pelo tempo. Afinal, isso não é uma baita obsessão?!!!

Boa leitura.

O Editor.

.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

4 comentários:

  1. Está muito certo, amigo. O tempo é implacável e fazer bom uso dele nos é de suma importancia.
    Estimo melhoras. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pedro, tens uma fome insaciável pelo seu trabalho, isso é admirável, desde que respeite os limites do seu corpo. Bom te ver amigo ou te ler, dá no mesmo. Abração amigo.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz pelo seu retorno, Pedro, mas também preocupada. Já tive uma conjuntivite virótica gravíssima que me deu fotofobia, dores intensas e grande deformação dos meus olhos. Fiquei boa. A sua é bacteriana? Está sendo adequadamente assistido? Fique atento para não haver lesão da córnea. Sendo virótica os antibióticos não fazem efeito. É preciso ter redobrado cuidado. Por favor, cuide-se, poupe-se, e dê notícias.

    ResponderExcluir
  4. Estamos muito felizes e de parabéns com sua melhora, Pedro. Muito obrigado!
    Abração do,

    Cal

    ResponderExcluir