segunda-feira, 28 de setembro de 2009




Perdão e humildade

* Por Daniel Santos

Em vez de se evadirem, voltam toda noite ao mesmo café de sempre, embora saibam que a captura está por pouco. Logo, logo, os homens de jaqueta preta, agora por toda parte, chegarão com as algemas.

Há tempos, alguns começaram a desaparecer, mas sem despertar nos demais revolta nem desespero. Aceitavam as acusações, porque, talvez, nunca entenderam a virulência, a insanidade dos argumentos.

Já não há mais como escapar ao cerco. Restam-lhes os encontros naquele café, onde têm, ao menos, uns aos outros e as conversas de costume, mas hoje discutem em voz baixa, sem a arrogância de antes.

De fato, nesses últimos encontros, perdoam-se velhas discordâncias literárias, diferenças estéticas, opções ideológicas ... Agora, é só perdão e humildade – tudo, exatamente, que os enchia de vergonha ainda ontem.

A cada encontro, as noites parecem mais vazias. Alguém traz um novo livro, mas tal já não levanta acalorados debates. No mais, calam-se arrependidos na lembrança de quando ainda podiam reagir. E aguardam.

* Jornalista carioca. Trabalhou como repórter e redator nas sucursais de "O Estado de São Paulo" e da "Folha de São Paulo", no Rio de Janeiro, além de "O Globo". Publicou "A filha imperfeita" (poesia, 1995, Editora Arte de Ler) e "Pássaros da mesma gaiola" (contos, 2002, Editora Bruxedo). Com o romance "Ma negresse", ganhou da Biblioteca Nacional uma bolsa para obras em fase de conclusão, em 2001.

5 comentários:

  1. É fantástica sua habilidade de dizer sem revelar, de nos lançar de propósito a um limbo onde mil interpretações são plausíveis. E saiba que, nesse terreno movediço, é muito bom estar semanalmente. Valeu, Daniel!

    ResponderExcluir
  2. Grato, amigo Marcelo! Suas palavras revelam um tipo muito específico de entusiasmo - aquele que nutre o escritor. Por essas e outras, não paro de escrever.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, dessa vez, bem mais do que noutros textos, você, no seu poder de síntese, deixou um amplo espaço para as elucubrações. Matutei, mas não defini a qual grupo você se refere. Seriam velhos literatos, ou futuros presidiários que gostam de ler? Não ria, por favor! O que estaria derrubando-os aos poucos? Seria a morte? De todo modo a minha imaginação foi aguçada por você, então a sua meta foi alcançada, ou quase.

    ResponderExcluir
  4. Cara Mara, não me refiro a grupo algum, mas à situação daqueles que, cercados e sem saída, esquecem antigas divergências para ampararem-se uns nos outros no momento final.

    ResponderExcluir
  5. Ah, Daniel,quantas vezes vivemos situações assim em que as pessoas começam a desaparecer. Vivi isso durante a ditadura, e a gente sequer sabia se tinham morrido, se estavam presas, se tinham ido embora do país. O melhor do seu texto é esta abertura que nos dá. Cada um imagina uma situação dessas de acordo com sua experiência. Parabéns! Como sempre seu texto é uma obra de arte!
    Beijo

    ResponderExcluir