terça-feira, 29 de setembro de 2009


Avanço com direção

Olá, amigos leitores, boa tarde. Estamos chegando a mais um final de mês e temos vários motivos para festejar. Mas vamos por parte. Ao cabo de cada período, sempre é saudável fazermos um balanço em nossas atividades e em nossas vidas, para sabermos a quantas andamos. Completaremos, amanhã, 1.249 postagens, incluindo editoriais, índices e imagens, o que é quantidade para ninguém botar defeito. São textos para todos os gostos e graus culturais, de escritores que não precisam provar mais nada para ninguém.
Vivo reclamando da falta de interação no Literário. Nesse aspecto, sou chato mesmo. Para avaliar se minhas queixas têm tanta procedência assim, tive a paciência de contar, dia desses, quantos comentários foram postados neste período que estamos na “nova casa”. Confesso que me surpreendi com o resultado. Até ontem, eles já eram 907!!! “Mas como?”, perguntará o atento leitor, se, diariamente, a média é de cinco ou menos? Pois é, mesmo assim...
Outros podem argumentar: “Ora, são sempre os mesmos que comentam e a maioria dos comentários é de próprios colunistas do Literário”. Onde, porém, está o demérito disso? Ora, pelo menos para isso nossa revista eletrônica está servindo! Ou seja, para um diálogo constante e cordial entre os participantes o que, em qualquer circunstância, é saudável.
Antes de “fazer festa”, procurei analisar nossa situação anterior. Constatei que a média de comentários no espaço que antes ocupávamos (um site de renome, com 50 mil jornalistas cadastrados!), era de quatro por dia! Qual a conclusão, até aritmética? A óbvia! Avançamos um por dia. Não importa que seja um avanço discreto, quase imperceptível. Quem quer chegar a algum lugar (e nós queremos) não se apressa. Dá um passo por vez. Mas sempre em sentido progressivo.
Nosso avanço, posto que pequeno, foi, sobretudo, com direção. Não estamos andando em círculo, às cegas, mas seguindo em frente, devagarinho, mas sempre. A passo de tartaruga, é verdade. Mas é melhor do que o de bêbado, que se caracteriza por “um para a frente e dois para trás”. Pois é, avançamos!
Há outro aspecto a considerar. No nosso “domicílio” anterior, raros eram os leitores que buscavam comunicação direta com o editor, mediante e-mails. Aqui, todavia, a média é três vezes maior do que a dos comentários postados. Ou seja, de pelo menos quinze e-mails (há dias que esse número é muito maior) de segunda a segunda, sem interrupção. São leitores que receiam se expor, mas que, tenho certeza, logo perderão este medo (até um tanto compreensível) e vão participar ativamente.
As mensagens que considero de interesse geral, respondo, aqui, neste espaço (e vocês são testemunhas). As que se limitam a elogios ao editor, guardo-as para mim, pois apesar de vaidoso como todo mundo, não sou “ególatra” e não vivo a “adorar meu umbigo”. Meu objetivo, nestes três anos e meio de existência deste espaço, não é o da autopromoção, mas o de promover e consolidar o Literário. E olhem que sequer citei o expressivo crescimento dos nossos “seguidores”. E nem abordei o aumento no número de acessos, que pode ser conferido por todos no “contador de acessos”.
Reitero, pois, que estamos avançando em todos os sentidos. A passo de tartaruga? Sem dúvida. Mas, repito, é um avanço seguro e firme e, sobretudo, com direção. Creio que você, leitor amigo, conhece a fábula (se não me engano, de La Fontaine) da corrida do coelho e da tartaruga. Contrariando toda a lógica, vocês se lembram de quem venceu? Foi quem manteve a constância e persistiu. Ou seja, foi a irritantemente lenta tartaruga. E assim somos (e seremos) nós.

Boa leitura.

O Editor.

Um comentário:

  1. Assim devemos seguir: sempre em frente! Parabéns pelo trabalho! Parabéns a todos os colunistas e obrigada aos que nos acompanham! Abraços!

    ResponderExcluir