segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Porque o aqüífero não é solução

O Aquífero Guarani é, invariavelmente, citado como a grande alternativa de abastecimento para futuro não muito distante, sempre que a questão da crescente escassez de água potável é citada. Seus defensores argumentam, sobretudo, com suas supostamente gigantescas reservas, estimadas em 45 mil quilômetros cúbicos de líquido. Apegam-se, em especial, a algumas projeções feitas por especialistas que dão conta que tal volume poderia abastecer toda a humanidade, ou seja, todos os 7,2 bilhões de habitantes do Planeta, por pelo menos 200 anos. Poderiam? Bem, as coisas não são bem assim. Se fossem tão fáceis, essas reservas naturais já estariam, há muitos anos, sendo normalmente exploradas. Ninguém é tão ignorante a ponto de desprezar uma solução dessas, caso, claro, ela fosse, mesmo, tão simples, quando não viável.

Quem lança mão desse argumento, achando que o Aquífero Guarani, o segundo maior do mundo, e outros tantos que há por aí, são a solução, pelo menos emergencial, para a escassez de água potável no mundo, é leigo no assunto. Conhece alguma coisa a propósito, mas é um conhecimento apenas enciclopédico, ou seja, superficial, de mera leitura, aqui e ali, de textos a respeito. Essa reserva não poderia, jamais, abastecer “toda a humanidade” sequer por um único dia, quanto mais por 200 anos. E não se trata de falta de iniciativa política, mas de razão muito mais simples: a logística. Como transportar a água extraída dali para locais distantes, de outros continentes, inclusive do outro lado do Planeta? Impossível, vocês não acham? Não há como! Nem é preciso ser especialista na matéria para saber disso. Portanto, esse potencial para abastecer a humanidade por 200 anos não passa de mera projeção estatística, ótima para ilustrar conversas de botequim, mas sem nada de prático ou verdadeiro.

Talvez (e notem bem, apenas “talvez”), a reserva pudesse ser aproveitada pelas populações do território em cujo subsolo o aquífero se situa.  Isso se fosse possível superar, e a um custo razoavelmente acessível, os obstáculos que sua exploração em algumas áreas (a maioria) impõe. Aliás, as águas desse vasto lençol subterrâneo já vêm abastecendo uma população razoavelmente elevada, no noroeste do Estado de São Paulo, e, há muito tempo (há pelo menos um século), sem que o problema do abastecimento paulista esteja equacionado, sobretudo em épocas de estiagem, como a atual. O verdadeiro volume do Aquífero Guarani sequer é conhecido, de fato; É somente estimado, com razoável margem de erro.

Para algumas cidades paulistas, ele já é imprescindível. É o caso, por exemplo, de Ribeirão Preto, importante metrópole do interior do Estado, com população estimada em 650.955 habitantes. Todo esse contingente de pessoas é abastecido por água subterrânea extraída do Aquífero Guarani. Desconhece-se, porém, qual o volume do líquido que a reserva contém e desse, a que é potável. A potabilidade varia de região para região. Sabe-se que em Santa Catarina e no Paraná, em extensas áreas do aqüífero, as águas contêm excesso de sais. São, portanto, impróprias para o consumo e inadequadas para o abastecimento da população. Há Estados onde ainda não se tem certeza da possibilidade de aproveitamento ou não das reservas. São os casos de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Pesquisas preliminares indicaram que a tendência é a das águas serem de boa qualidade. Mas... elas requerem mais estudos para uma conclusão definitiva.

Outra dificuldade, e não das menores, para a exploração do Aquífero Guarani como alternativa de abastecimento, é a profundidade em que se situa, que varia de 200 a 1.500 metros. O custo de perfuração dos poços, pois, é relativamente alto. Em alguns casos é igual ou até superior aos investimentos que se fazem na prospecção de petróleo. Ademais, corre-se o risco de, feita a perfuração, chegar-se a águas impróprias para o consumo. Aliás, isso é até bastante freqüente e em várias das regiões.  Para que o leitor tenha uma idéia dessa possibilidade, informo que na província argentina de Entre Rios, a salinidade do líquido do aqüífero é tão elevada, que chega a ser três vezes maior do que a das águas do mar.

Além das dificuldades que citei para a exploração dessas reservas que a natureza formou por 220 milhões de anos, desde o Período Triássico, e que são apenas algumas de muitas outras, pesquisadores constataram que essa tão antiga reserva, que poderia ser providencial caso sua utilização fosse viável, vem sofrendo, também, como o restante do Planeta, os efeitos da poluição, notadamente por herbicidas e pesticidas. Esses venenosos agentes químicos são levados pelas chuvas das várias lavouras dos arredores e se infiltram no solo, indo parar, diretos, no aqüífero. Como se vê, nem essas águas, tão escondidas e por tanto tempo, são poupadas da imprudência e da estupidez humana.

Boa leitura.


O Editor

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk.              

Um comentário:

  1. Próxima de nós, só nos sonhos. Lembrei-me também e de imediato do petróleo. A água está em profundezas talvez inalcançáveis.

    ResponderExcluir