quarta-feira, 27 de maio de 2009




Venha tomar um café

* Seu Pedro

Quer na xícara de louça ou no copo vidro, destes em que se compra a massa de tomate? A escolha é sua. O sabor dependerá mais do seu pensamento do que da minha coada.

Certa vez me contaram que um glutão, acostumado a lautas feijoadas, foi, compulsoriamente, fazer um estágio no Oriente, entre monges tibetanos. Já não suportava ter, todos os dias, como alimentação, porções mínimas de ervas. Um dia lhe falaram sobre o poder da mente. E então, a cada folhinha que ingeria imaginava um borbulhante caldeirão de feijão com paio, toucinho de porco e carne seca. Enfim, tudo de direito num dia de sábado.

Saindo para um passeio na cidade ele se depara com um imenso cartaz, estrelado por uma belíssima mulher seminua, convidando o turista a conhecer um paraíso caribenho. Parou diante do cartaz, exercitou a mente e teve um enfarto. Esqueceu que certas coisas não se fazem com a barriga cheia.

Assim somos nós. Quando visitamos alguém, não se torna necessário que nos sirvam um café, na xícara ou no copo? O acolhimento é muito mais quente. E não há quem (ao menos o que sofra de úlcera) que não receba com satisfação uma visita, que não aprecie um comentário sobre sua casa, sua rua e seus exemplos.

É tão gostoso abrir a porta para alguém, mesmo Testemunha de Jeová em manhã de domingo. A prosa, que nos parece muitas vezes inútil, sempre nos deixa algum sabor, não sendo em vão como pensamos. Basta a ótica e do bule se verá sair a fumaça da paz.

Por isto, cada vez que abro minhas cônicas e delas me vêm comentários, sejam eles prolixos ou pro lixo, não importa, sei que eles me deixarão algo de bom, algo magnífico que só as palavras têm o poder de revelar. Mas chega de prosa. Vamos tomar o café. Imagine a sua marca preferida com o exercício de sua mente, e o terá na temperatura ideal. Saboreie, mas, por favor, não vá queimar a ponta da língua!

(*) Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, editor do jornal Vanguarda, de Guanambi, Bahia.

4 comentários:

  1. Hehehehe ... Tanto bom-humor é imbatível! Esta sua crônica é das mais inspiradas e hospitaleiras, de espírito desarmado, de acolhimento ao próximo que ... Ah, deixa pra lá! Vamos mesmo ao cafezinho. Quero estalar a língua pra mostrar com que prazer li cada uma das suas linhas, seu Pedro. Parabéns ... mas sem açúcar, que sei da sua diabete.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a crônica, Seu Pedro! Muito interessante! Cafá e imaginação são coisas que me interessam! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. "é tão gostoso abrir a porta para alguém, mesmo testemunha de jeová... Basta a ótica do bule se verá sair a fumaça da paz". ótima crônica,gostei dessa frase.A impressão que ela nos convida a abrir portas mesmo para aqueles que não gostamos muito.

    abs,

    ResponderExcluir