sexta-feira, 13 de março de 2015

Ao campeão, as vaias!


* Por Fernando Yanmar Narciso


Outrora, as redes sociais foram tomadas por aquele sentimentalismo-burguer brega e de fácil consumo que costumeira e contraditoriamente acompanha o Dia Internacional da Mulher. Coraçõezinhos pra lá, buquê de rosas pra cá, papéis de parede floridos ou Pink em páginas do Facebook aqui, tuítes melosos que mais parecem músicas do Yahoo acolá... Um mimo!

Por que não celebraríamos as mulheres? Afinal, elas nos trazem à vida, fazem o trabalho pesado na casa que certos marmanjos ainda se recusam a fazer, arrumam-se para a balada como se fossem se casar, ao passo que para os homens uma camiseta, calças, tênis e no máximo uma jaqueta sejam mais que suficientes.

Mandam em países, educam os filhos com mais desenvoltura que muito pai bronco por aí, nos dão um couro humilhante em qualquer aparelho da academia. Vocês merecem sim um dia em sua homenagem! Entretanto, o país precisou de apenas 15 minutos para arrancar, jogar no chão e pisotear a máscara de bom moço. Ao entrar da noite, nossa Exmª Presidente Dilma Rousseff entrou em rede nacional- pela primeira vez em três meses, diga-se de passagem- para nos endereçar o tradicional pronunciamento em honra ao Dia das Mulheres.

Tão logo começou a falar, e certos desaforados das classes média-alta e da High Society das capitais acharam por bem tentar abafar as palavras de nossa digníssima com vaias, panelaços, buzinórios e impropérios tão bárbaros, via Twitter, que seriam esperados dos mais toscos trogloditas e cavernícolas dos tempos da pedra lascada. Homens e mulheres sem modos unindo forças para trolar Dilma despudoradamente. Nem quero imaginar o que aconteceria se o pronunciamento fosse em público...

Recapitulando: A presidente, uma mulher já idosa, e até onde se sabe sincera, vem falar à nação no dia das mulheres e os recalcados de plantão simplesmente praticam bullying pra cima dela como se estivessem no colégio! Nunca ouviram falar que quando um burro fala o outro abaixa a orelha? Digo, eles são ricos, que custava ligar na TV a cabo e fugir do discurso, como, aliás, qualquer pessoa normal costuma fazer?

O senil “narrador” Sílvio Luiz foi particularmente tapir em suas colocações na rede social, a única publicável delas sendo “Cala a boca, imbecil!”. E pensam que a falta de respeito acabou na noite de domingo? Na última terça, a presidente ficou de aparecer numa feira de construtoras em São Paulo, e mesmo entrando praticamente pela porta dos fundos a Excmª foi escorraçada do recinto a vaias! Por pouco os Apaches de plantão não deram uma flechada nela!

Qual a razão de tanta deselegância, gente? Nunca lhes foi ensinada a palavra empatia na escola? Se no lugar de Dilma Rousseff, estivesse a mãe de vocês, também a vaiariam para fora do prédio? Ou melhor, se fossem VOCÊS no lugar da presidente, como se sentiriam sob a cortina de urros?

Não importa o quanto as mulheres se reafirmem mundo afora, certos fetos mortos e insepultos continuarão tentando desmerecê-las. Tá certo que Dilma comete seus tropeços e omissões, mas que eu me lembre ela não venceu uma eleição pra Cristo. Vocês vão dizer: Petrobras! Corrupção! O PT assassinou o país! Sim, talvez, mas pela primeira vez a corrupção está sendo investigada a fundo no país. Estamos em recessão atualmente, com o controle da inflação a subir no cadafalso, mas dá pra contar nos dedos os países quer não estejam do mesmo jeito. Tudo passa, tudo passará, como dizia Nelson Ned.

O problema são os esforços conjuntos da oposição e da grande imprensa para difamar o governo diuturnamente, sem trégua, açúcar ou afeto. As investigações da CPI da Petrobras importam muito pouco agora, nossos compatriotas coxinhas já escolheram Dilma como a grande culpada, com ou sem investigação. A lista dos propineiros, trazida ao público por Rodrigo Janot na semana passada, só trazia o nome de seis petistas, enquanto o partido recordista PP tinha mais de 30.

Quer dizer, o PT que vinha a uma década sendo pintado como o Schumacher da corrupção no país sequer chegou a ser Rubinho no Petrolão. Não adianta nada divulgar tal lista se poucos vão acreditar nela. Sem PT, sem credibilidade. Afinal o PT é um câncer, uma desgraça para o Brasil e quiçá para o mundo. Lista boa é aquela que tem petista aos borbotões.

À bem da verdade o principal defeito da presidente Dilma e de seu governo é que ela é a personificação do famoso dito do Chacrinha “Quem não se comunica se trumbica”. Ser tão reservada faz dela o bode expiatório perfeito. Ela é muito tímida, não tem intimidade com a câmera, não transborda confiança no que diz e toda vez que tenta falar é como se enfiasse o calcanhar na boca.

Parece certo uma presidente vir falar à nação pela primeira vez somente três meses após sua posse? E como dizem, quem cala consente. Com a capacidade de revidar aos ataques de um corpo no necrotério, ela nos transmite a ideia de que o país virou mesmo a casa da companheira Mãe Joana. Podem mexer à vontade que a leoa não vai se levantar.  Nem entendo como os opositores podem se deleitar tanto em atacar alguém tão manso...

Num mundo perfeito, Dilma Rousseff teria herdado o carisma do Lula, a valentia do Brizola e os dotes shakespearianos do Enéas. Só peço a vocês que tenham um pouco mais de civilidade e respeito com nossa presidente e lembrem-se do seguinte fato: O ex-presidente Sarney não podia sair na rua sem tomar uma chuva de pedras durante todo seu mandato. Foi a pessoa mais odiada do país e, mesmo assim, conseguiu chegar inteiro ao fim de suas funções!

* Escritor e designer gráfico. Contatos:
HTTP://www.facebook.com/fernandoyanmar.narciso
cyberyanmar@gmail.com

Conheçam meu livro! http://www.facebook.com/umdiacomooutroqualquer

Um comentário:

  1. Não é preciso concordar e muito menos gostar, porém a Presidente é a autoridade máxima da Nação (não falei nenhuma novidade), que representa o país tal qual a Bandeira ou o Hino Nacional. Estupidez também precisa ter limites.

    ResponderExcluir