segunda-feira, 21 de junho de 2010




Sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor

* Por Renato Manjaterra

Eu torço sim pra Argentina. Alguém a fim de falar na minha cara que eu sou menos Brasileiro?

Eu me considero MUITO MAIS PATRIOTA do que nego que pendura bandeirinha no carro de 4 em 4 anos. Sou filiado a um partido político, contribuo com um sindicato, faço trabalhos voluntários e distribuo voluntariamente minha renda. Lembro muito bem em quem votei, tenho contatos com eles até hoje e cobro todos os que são eleitos – mesmo aqueles em quem eu não votei.
Pago lá meus 27% de IR, INSS e os outros impostos conscientemente. Fui voluntário no Exército e não vejo a hora dos norte-americanos virem tomar a Amazônia para a gente matar gente pelo Brasil. Sei quase todo o Hino Nacional mas isso não quer dizer porra nenhuma.

Cago e ando para a seleção, acho que um CABEÇUDO que nem o Dunga não merece ser campeão do mundo como técnico. Acho a seleção dele fraca. Maradona merece. Maradona é uma divindade no seu país pelo que jogou e teve a disposição de assumir a seleção. Montou um puta time de futebol bonito e não tenho nada contra a Argentina. Acho os argentinos que odeiam brasileiros tão babacas quanto vocês que os odeiam...

É bem provável que se der Brasil e Argentina na final eu torça pelo Brasil. Mas estarei feliz em estar vivendo essa final e vou comemorar qualquer que seja o resultado.

* Jornalista e escritor, webdesigner, colunista esportivo, pontepretano de quatro costados, autor do livro “Colinas, Pará” com prefácio do Senador Eduardo Suplicy, bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCAMP, blog http://manjaterra.blogspot.com

3 comentários:

  1. Pois é... entre que eu escrevi (sábado) e a publicação (segunda) um cagão da TV Globo já mudou a minha opinião!
    Eu acho que o Dunga tem personalidade e vai ser campeão, e boa!
    Ele é jogador de "nádegas ao chão", nunca disse ser adepto do futebol arte. Sua seleção é tosca. E ninguém pode reclamar.
    Rumo ao Hexa Capitão Dunga!

    ResponderExcluir
  2. Renato, acho que é isso aí. Somos livres para escolher por que time torcer, e isso inclui seleções. Concordo com o que disse aqui. Frequento Buenos Aires e entendo que eles não sentem por brasileiros o que sentimos por eles. Eles nos respeitam e admiram e não têm problema em admitir. Rivalidade é bacana, babaquice jamais. Viva o futebol, viva a liberdade e viva a coragem de dizer o que sente. Boa.

    ResponderExcluir
  3. Tudo que for bom futebol, seja força, seja arte, terá minha admiração.

    ResponderExcluir