O rei e o menino – Haiti
* Por
Urda Alice Klueger
(Para Didier Dominique e o povo do Haiti)
(e para meu pai, Roland Klueger)
(e para meu pai, Roland Klueger)
Era uma vez um rei e um menino. Fico pensando se há alguma palavra que signifique, ao mesmo tempo, exaustão, terror, desespero e desesperança, tudo isto somado e elevado a décima potência, mas não encontro tal palavra. Só que era bem assim que estava o menino: tinha dois anos, encolhia-se de olhos catatônicos no vazio de uma calçada logo depois do terremoto do Haiti, e apareceu na televisão. Eram tantos em desespero em torno dele, eram tantos... Eram tantos os mortos em torno dele, eram tantos... Quem conseguiria prestar atenção em mais aquele menino dentro de tanta desgraça, a não ser aquele olho malicioso de uma televisão, que pegou o menino e o jogou no meu colo, sem que eu soubesse o que fazer com ele?
Era uma vez um rei e um menino. O
rei era pura saúde, garbo e fidalguia: vestido com trajes tribais, tinha no
rosto e no corpo os mesmo desenhos em branco, preto e vermelho que também
estavam no escudo de couro que segurava na mão esquerda, pois na direita
segurava a lança segura e certeira que o tornara rei tamanha a sua perícia ao
caçar o leão. Ele era grande e espadaúdo, mas maior ainda era a sua fama, pois
não só ao leão enfrentava: quando seu povo tinha fome, ele afrontava até os
grandes elefantes, e todos viviam felizes no seu reino, bem alimentados e
saudáveis, e o rei era feliz também.
Certo do poder da sua felicidade
e da sua lança, o rei nunca entendeu como lhe caíra em cima aquela rede que o
despojara do seu escudo, da sua lança, da sua força e da sua liberdade – como
tantos outros da sua terra, teve que se curvar à chibata do traficante, aceitar
a gargantilha e as algemas de ferro, resistir à longa caminhada da coleante
corrente feita de gente e de ferros, viver a aviltância do navio negreiro.
A saúde antiga deu-lhe forças
para chegar vivo àquela terra de degredo, de escravidão, e cruéis homens
brancos de outra fala, à força de chicote, subjugaram-no e ele teve que se curvar,
sem lança, sem pintura, sem escudo, e cultivar a cana que produzia o açúcar, o
rum e a riqueza daqueles usurpadores da sua liberdade. Nunca mais ele foi
feliz; nunca mais soube do seu povo e seu povo nunca mais soube dele, e só o
que havia de belo era o mar daquela terra, todo verde, azul e transparente.
Houve, também, uma mulher que reconheceu nele a fidalguia conspurcada, e antes
de morrer prematuramente, o rei teve um filho, negro e lindo como ele, e que na
verdade era um príncipe – mas foi um príncipe que nunca teve uma lança e que
não conheceu os desenhos e as cores tribais – ao invés de leões, só houve para
ele o látego do algoz.
Outros príncipes foram gerados na
descendência do rei, naquela terra que parecia incrustada num mar de
turmalinas, e todos tiveram a vida miserável de escravo, enquanto seus senhores
tinham as vidas nababescas dos poderosos.
Um dia, já não dava mais de
suportar. Eles eram mais de 500.000 negros, e os senhores eram 32.000, certos
que a força do látego manteria aquela situação indefinidamente. E junto com os
demais escravos os descendentes do rei lutaram e lutaram e venceram – desde
1791 a 1803 – nesse último ano venceram até o exército que Napoleão Bonaparte
mandara da França. E conquistaram a liberdade!
O Haiti foi o primeiro país da
América dita Latina a ser livre, a fazer a independência, isto lá em 1804,
antes de todos os demais. É de se imaginar o frio que correu na espinha de
tantos outros colonizadores brancos: uma república, e de negros? E se a coisa
pega? Olha que escravo está tudo cheio por esta América de meu Deus! Que se
faz, ai ai ai?
De modo geral, o que se podia fazer eram independências rápidas, feitas por
brancos (e elas aconteceram uma depois da outra) e muita matança de negros,
para evitar que a coisa trágica se repetisse e sujasse o bom nome da dita
civilização européia! Sei bem como foi tal matança no Brasil: foi na guerra do
Paraguai, foi na revolução Farroupilha... – não estou inteirada de como foi nos
outros países, mas que a matança foi grande, lá isso foi. E a “civilização”
branca quase pode respirar, aliviada – só que havia aquele pequeno país, aquele
maldito pequeno país lá incrustado naquele mar de ametista, o tal do Haiti, que
era um país de negros – e nunca que a tal “civilização” branca poderia deixar
aquilo lá florescer de verdade – era afronta demasiada.
E nos dois últimos séculos o Haiti sofreu tudo o que é possível sofrer-se para
que sua crista se quebrasse: invasões, ditaduras, golpes de Estado, o bedelho
dos brancos sempre indo lá e tentando botar tudo a perder, mas a valentia
daquele povo parecia indomável, e o Haiti, mesmo não conseguindo florescer como
deveria, era exportador de café, de arroz, era o maior produtor de açúcar do
mundo, era um país que tinha seus filhos bem alimentados a arroz, a banana, os
porcos abundavam e produziam pratos deliciosos, acompanhados de banana frita,
iguaria tão caribenha...
Foi agora, agorinha, no tempo da
violência do neoliberalismo, o que nos leva a 1980, que o complô dos brancos
resolveu que já não dava mais, que era muito absurdo em plena América ver um
país de negros sobrevivendo e sobrevivendo impunemente... Então foi programada
a tomada definitiva do Haiti. Foi daquelas coisas mais malévolas que as mentes
doentias podem programar visando lucro: aos poucos, introduziram-se as pragas
necessárias na ilha incrustada num mar de safira, e morreram todos os porcos, e
depois todo o arroz, e depois toda a banana, e depois veio a praga do café.. .
Aqueles negros corajosos não sobreviveriam, ah! La isso não poderia acontecer!
Viveriam apenas para voltar à condição de escravos, e igualzinho como os
europeus, em 1885, no Tratado de Berlim, dividiram o mapa da África à régua,
causando as milhares de desgraças que estão acontecendo até hoje, os brancos do
neoliberalismo pegaram o território do Haiti e o dividiram em 18 futuras zonas
francas onde não haveria lei, onde o Capital imperaria, e onde, as pessoas tão
famintas que estavam assando biscoitos de argila para poderem ter algo no
estômago trabalhariam, de novo, em regime de escravidão. Pode parecer que tal
coisa é distante de nós, mas não é. O próprio vice-presidente do Brasil, José
Alencar, é alguém tão interessado no assunto que até mandou seu filho para lá
para cuidar dos seus futuros interesses imperialistas. E o execrável outro dia
ainda saiu do hospital, depois de mais algumas cirurgias, sorrindo para as
câmaras das televisões e declarando que poderia perder tudo na vida, menos a
honra. Que honra pode ter um homem assim?
(Não consigo me furtar de contar
de que forma a nefanda honra do vice-presidente atingiu diretamente minha
família, recentemente. Numa só tarde, uma das empresas dele, aqui na minha
cidade de Blumenau/SC/Brasil, a Coteminas, demitiu 600 empregados, assim sem
mais nem menos. Três primos meus, lutadores pais de famílias, perderam o
emprego sem entenderem muito bem por quê – o porquê é fácil: nas novas fábricas
que o “honrado” vice-presidente anda montando lá nas zonas francas do Haiti, os
novos empregados trabalharão pela décima parte do salário que os meus primos
ganhavam – e o salário dos meus primos já não era grande coisa.)
Bem, então tínhamos um Haiti em petição de miséria, e daí veio o terremoto. Que
poderia ter acontecido de melhor para o Capitalismo e o Imperialismo dos EUA?
Até o palácio presidencial do governo títere ruiu – daqui para a frente é
apenas tomar posse – já não há barreiras. Ao invés de ajuda humanitária (que
eles não deram nem aos flagelados do furacão Katrina, em seu próprio
território) os Estados Unidos estão, descaradamente, diante de todo o mundo,
fazendo a ocupação militar do Haiti com o seu exército, e tudo parece
bonitinho, com a Hilary indo lá para ver como é que estão ajudando... ajudando
uma ova! Alguém já viu os Estados Unidos ajudar alguém de verdade?
Não deixo de louvar as tantas e
tantas equipes de tantos e tantos países que lá estão, realmente levando ajuda
humanitária para aquele povo quase que nas vascas da agonia – mas a
semvergonhice do Capital está lá, também, sorrindo de felicidade com sua cara
de caveira.
E então o olho de uma televisão
espia lá aquele menino de dois anos arrasado pela exaustão, pelo terror e pelo
desespero, encolhido num vazio de uma calçada, e o joga brutalmente no meu colo
– e quando tento acalmá-lo acolhendo-o junto do meu coração, ele me conta do
rei, seu antepassado – aquele menino moído pelo Capital e pelo terremoto é nada
mais nada menos que um príncipe, e seu antepassado que foi rei e livre caçava
leões e elefantes e alimentava um povo – o menino sabia, a família sempre
contara adiante o seu segredo.
Céus, céus, o que fizeram com as
gentes livres da África, que quiseram apenas continuar vivendo com dignidade
naquela ilha de onde já não podiam sair? Quem vai cuidar daquele menino antes
que ele retorne à condição de escravo de onde seus antepassados tanto tentaram
sair?
Eu choro, Haiti, choro por ti, e
por teu menino, e por aquele rei. Não sei fazer outra coisa além de chorar.
*
Escritora de Blumenau/SC, historiadora e doutoranda em Geografia pela UFPR
Além de chorar, vir nos contar.
ResponderExcluir