quarta-feira, 22 de setembro de 2010




Amor e respeito

* Por Sayonara Lino

Fale sobre o amor, declare seu amor, doe afeto, mas não seja hipócrita: respeite. Amor sem respeito é uma farsa. Estou falando de amor incondicional, de compaixão, independente se esse sentimento irá se estender ao seu vizinho ou a um ilustre desconhecido que passou ao seu lado no meio da rua. Não importa, temos que aprender a conviver com a diversidade e aceitá-la.

Não me venha escrever sobre amor em letras garrafais e criar personagens para enganar os crédulos. Se as pessoas soubessem o quanto isso soa falso e é piegas, seriam mais autênticas e respeitariam a si mesmas. Assim, não precisariam iludir ninguém. Quem se ama não precisa de máscaras. Pode se dar ao luxo de ser transparente e amar ainda mais gente.

Amor e respeito são uma dupla inseparável, não adianta tentar criar dissociação entre ambos. Se não há este ingrediente, não é amor verdadeiro, não pode ser. Respeito é a base de qualquer relação que se preze.

Respeito e amor ao sublime, ao simples, ao decadente, ao novo e ao velho, respeito e amor ao nosso mundo inteiro.

Amor e respeito a todos nós que formamos uma teia, que interagimos, que estamos conectados, que estamos juntos no mesmo barco.

Respeito e amor aos que chegam e aos que partem, aos lúcidos e aos insanos, aos tristes e aos alegres inatos, a toda a criação, ao que não compreendemos bem, porque de tudo sempre faremos parte.

Amor e respeito são nossa maior responsabilidade.

* Jornalista, com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente finaliza nova especialização em Televisão, Cinema e Mídias Digitais, pela mesma instituição. Colunista do portal www.ubaweb.com/revista

3 comentários:

  1. Em tempos onde tudo é tão rápido que ultrapassam
    as barreiras da velocidade, ainda há quem ame
    e que respeita o outro em suas limitações.
    Sentimentos e valores que deviam ser fartos
    e não raros como animais em extinção...
    Beijos Sayonara

    ResponderExcluir
  2. "Amor sem respeito é uma farsa". Boa frase! Vendo por esse prisma, o respeito autentica vários sentimentos, inclusive este, tido como o mais importante.

    ResponderExcluir
  3. Nubia e Mara, agradeço a vcs. pelos comentários. Beijos!

    ResponderExcluir