terça-feira, 28 de junho de 2016

Festas populares do Brasil


* Por José Calvino


Os meus leitores, acostumados às minhas observações de sempre, talvez fiquem surpresos com esta crônica. Com as Festas Populares: Natalinas, Carnaval, São João... (eventos que sempre são custeados com dinheiro público), a maioria do nosso povo entusiasma-se com as referidas festas. Tudo muito bem. Por que esse mesmo povo não se esforça com a mesma emoção em lutar para mudar para melhor o nosso país? Desculpem a minha franqueza, estou lutando para que esse mesmo povo saiba que patriotismo não é festejar com fogueiras em calçadas impedindo a passagem de pessoas, perturbação com foguetório anárquico etc. Enquanto isso quantas outras necessidades, como seja, saúde, educação e emprego digno são esquecidos.  O governo além do gasto de dinheiro que traz benefícios,  somente para os empresários em geral, autoridades e políticos envolvidos. Como já ia esquecendo, e as tais celebridades?, alguns fazendo papel até de garotos(as) propagandas. Uma verdadeira “lavagem cerebral” realizada em todas festividades. É lamentável e como é difícil coordenar um conjunto de pessoas com características que diferenciam uma pessoa de outra no pensar, no agir, et Cetera, et Cetera.

Aqui no bairro de Campo Grande-Recife, os analfabetos e bajuladores do prefeito e vereadores enfeitam todos os anos uma rua com bandeiras e fitas com as cores do Brasil. Armam umas tendas próximas a um esgoto transbordando detritos e exalando um forte mau cheiro. Com toda inércia do governo Municipal.

Finalizando, relembro que a abertura da Copa do Mundo, em 12 de junho de 2014, coincidiu ser realizada nos festejos juninos (São João e São Pedro),  misturando-se toques das cornetas Vuvuzelas, criadas pelos africanos na Copa de 2010, fogos com fogueiras e haja fumaça e fedentina!!!  Para um bom entendedor, isso é patriotismo? Como o poeta falou: o Brasil coloriu! Perdeu a voz e recolheu a fantasia.

*Escritor, poeta e teatrólogo pernambucano.Vejam e sigam Fiteiro Cultural: Um blog cheio de observações e reminiscências – http://josecalvino.blogspot.com/           


Nenhum comentário:

Postar um comentário