sexta-feira, 28 de agosto de 2009




As melhores músicas do mundo

* Por Urariano Mota


Todos os anos como uma praga voltam os nomes das melhores músicas do mundo, de todos os tempos, em nossa grande e pequena imprensa. Ingênuos, sempre arregalamos os olhos à procura de algum Pixinguinha. Inútil. “Sofres porque queres”, poderia nos dizer o anjo Pixinga, a repetir o nome de um dos seus choros.

Agora mesmo ainda repercute entre nós a ROLLING STONE’S 500 GREATEST SONGS OF ALL TIME. Lindo, não é? Até parece título de filme da Metro-Goldwyn- Mayer. Mas, respeito, esse leão está rugindo há muito, desde quando a mais antiga lista das 500 maiores foi construída. Antes, mas tão recente, pois tudo que vem de Londres possui o dom da eternidade, agora mesmo, em 2003, os leitores do jornal The Sun elegeram Bohemian Rhapsody, do Queen, a melhor música da história. Ouviram bem, de toda a história. And now, de fato, a revista inglesa Uncut elegeu os cinqüenta melhores discos e as dez melhores músicas de 2007. A lista faz parte da edição especial de fim de ano, com John Lennon na capa, of course.

Não sei se o espanto é uma condição indispensável da ingenuidade. Ou, se da palavra retiramos a qualificação de andar pasmado, idiota, não sei se o espanto é a condição de estranhar o que não é razoável. Porque notem. Não causa mais espécie, nem urticária, que os ingleses e a sua maravilhosa imprensa considerem-se não só no centro do mundo, do universo, mas que sejam o próprio mundo e universo. É natural, tão natural, acreditam-se, e não sabem por que ainda exista quem se espante de tão óbvia verdade. Não faz muito, um professor brasileiro perguntou a um colega inglês, mais apto, é claro, se ele falava outras línguas. Resposta: “Eu não preciso. O mundo inteiro fala a minha língua”. Pois, como diriam os nossos portugueses.

Todos sabemos que a ignorância não tem dúvidas. A ignorância somente possui certezas. Porque vejam, leiam, meditem: dizer que a música, esta ou aquela, inglesa, sem dúvida, é a melhor da história ou das já gravadas, não é outra coisa se não dizer que: a) os outros povos não têm música; ou b) outros povos até que têm, mas nada que se compare à canção inglesa. Para melhor falar do tamanho dessa aberração muito gostaria de não ser brasileiro. Gostaria muito de conhecer Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa, Paulinho da Viola, como se fosse um nascido em lugar diferente do Brasil. Até para ter a graça da revelação que deve sentir um estrangeiro diante da música desses gênios. Gostaria de não ser brasileiro, para falar mais isento.

O que causa maior espanto, enfim, não importa se a estupidez mora à margem do Tâmisa, é saber que a nossa imprensa repita, como se inglesa fosse, como se em Londres estivesse, o que naquele mundo, grande mundo se noticia. Se fôssemos uma cultura da idade das pedras, se a nossa formação se limitasse a tocar tambor e mandar mensagens por fumaça, até que seria compreensível, ainda que injusto. Mas não, possuímos uma diversidade cultural, uma força musical que o mundo culto, Japão e Europa, até mesmo alguns ingleses, reconhece.

Por isso, recomendo aos leitores que não leiam mais, nunca mais as “nossas” listas de 500 melhores músicas, de melhor música da história, dos melhores álbuns de todos os tempos. Em lugar disso, leiam Machado, Lima Barreto, a poesia de Carlos Pena, de Manuel Bandeira, ao som de, perdoem a redundância da frase composta somente de sinônimos, Pixinguinha imortal anjo negro autor de Carinhoso. Depois ouçam Capiba, na voz de Claudionor Germano, “quem vai pra farol é o bonde de Olinda. Você diz a todo o mundo que é milionária, mas só te vejo andando a pé...”.

* Jornalista e escritor

4 comentários:

  1. Ingleses, caro Urariano, são excêntricos e, como fora do centro, carregam aquela imponência boba, medieval, em parte já bolorenta. Têm algo de Maria I, A Louca. Na sua demência são perigosos, também. Haja vista a sua história só sangue e muita, muita corrupção. Pior que isso só imprensa brasileira servil, incapaz de publicar suas próprias listas de melhores dos melhores. Em MPB, então, somos tão ricos que a tarefa demandaria grandes esforços, a começar por Pixinguinha, conforme a sua crônica como sempre reta e digna. Uma leitura que faz bem à saúde. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Destaco: "pois tudo que vem de Londres possui o dom da eternidade"; essa foi perfeita! O convencimento dessa gente não é menor do que ingnorar o mundo. Nem digo resto do mundo. Para eles nada mais exite além da ilha.Quanto aos nossos grandes compositores, podemos não ter uma lista tão longa, mas que temos alguns gênios temos. Cada qual com a sua lista. Na apresentada por você acrescentaria Cartola e as suas rosas não falantes. Ouçamos de joelhos, por favor.

    ResponderExcluir
  3. Amigos, demoro a vir, mas não deixo de ler os seus comentários. respondo agora, ou responderei nunca.
    Tem razão, Daniel, a nossa música é mais que rica, riquíssima. Se cada povo tem a sua arte, a nossa é a música (digo isso muito chateado).

    Mara, é verdade, amiga, faltou Cartola. Faltou Chico Buarque, compositor maior e cidadão digno. Faltou Antonio Maria. E Luiz Gonzaga, e Caymmi, e Nelson Cavaquinho, e Nelson Ferreira, e Custódio Mesquita, e Lupicínio Rodrigues...

    ResponderExcluir