domingo, 1 de outubro de 2017

Valdo Madrugada


* Por Leandro Barbieri



Dezessete meninos. Dezessete meninas. Eles de férias no rancho. Elas visitando os amiguinhos. O pai Francisca ficou de buscar. Não pegava bem dezessete meninas dormirem com dezessete meninos num rancho. Podia mal-afamar.

O dia começou bem. O João e o Quinzinho (filho mais novo de quinze irmãos) se pegaram por causa do futebol e a Mariazinha começou a chorar assustada. Já tinha sete anos, mas violência impressiona, poxa... O Kiko deu em cima da Ilka. E o Marquinhos se revoltou. Afinal, ele namorava firme a Ilka há mais de oito dias. Parece pouco, mas para uma criança de seis anos equivale a uma vida. Uma vida!

O churrasco atrasou. Mas o Everaldo, caseiro, conseguiu agradar. Sobrou pouca lingüiça. O que não comeram deram aos cachorros que, do canil, reprovavam a bagunça. Saldo positivo. Só cinco passaram mal.

A noite foi chegando. E nada do pai da Francisca vir buscar. Uma parte festejava. Melhor dormir ali, aproveitar a piscina do dia seguinte. Uma outra parte, menos radical, não se importava. O que viesse era lucro. Mas tinham as que se incomodavam. E entre elas estava a Francisca, frustrada com a ausência paterna.

Deu nove horas. O Everaldo sugere que telefonem para o Seu Agenor, pai da Chica.

- Lá no sítio não tem telefone não, Seu Everaldo.

A menina segurava o choro. E alguns meninos seguravam o riso. O pai da Chica esqueceu dela! O pai da Chica esqueceu dela!

- Ele escuta o programa do Valdo Madrugada... – lembrou a filha abandonada.

O Everaldo ligou pra rádio que, não tendo muito o que dizer, abraçou a causa. E a cidade inteira, sintonizada no Valdo Madrugada ouviu:

- Atenção Seu Agenor pai da Francisca! Atenção Seu Agenor pai da Francisca! O senhor esqueceu sua filha no rancho! Vai buscar a Francisca no rancho, Seu Agenor!

E lá foi a Kombi do Seu Agenor buscar a Francisca e as dezesseis amiguinhas. No dia seguinte, na praça, até autógrafo ele deu.

* Roteirista, diretor e pesquisador de Telenovelas nacionais. Escreveu Retrato da Lapa  (a primeira novela da TV a Cabo brasileira) e Umas & Outras (a primeira novela da Internet), as quais também dirigiu em parceria com Silvia Cabezaolias. Assina o roteiro da webnovela Alô Alô Mulheres na allTV, onde é diretor do núcleo de dramaturgia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário