Obra-prima
Por Pedro J.
Bondaczuk
A concretização de uma obra-prima, que
seja marcante e intemporal, permanente e imperecível, exata e definitiva, é a
ambição de todo o artista, seja de que arte for. Claro que este também é um
sonho que venho perseguindo há anos. É possível que já a tenha produzido entre
os milhares de textos que escrevi e publiquei e que só não me tenha dado conta
disso. O veículo que mais tenho utilizado, o jornal, não se presta às idéias
permanentes. É produzido, consumido e esquecido com uma velocidade muito
grande, que aumenta com a implantação de novas e sofisticadas tecnologias.
Participo de vários blogs, meus e de terceiros (seis, se não me engano), mas
estes me parece que têm pouca frequência. Tomara que eu esteja enganado. O mais
provável, porém, é que minha obra-prima ainda esteja à espera de ser produzida,
no aguardo do momento certo, da oportunidade, que a rigor me compete criar ou
provocar, para vir a lume.
Fiz, durante anos, incursões pela
poesia, mas obtive pouco espaço para exibir meus trabalhos e testar sua
aceitação. Tive relativamente breve passagem pelo conto, mas por ser um gênero
que demanda tempo para ser bem trabalhado, acabei relegando a produção de
histórias --- algumas premiadas em concursos regionais --- para uma ocasião
"mais propícia". Talvez esta seja uma desculpa para ir adiando uma
tarefa que deveria ser inadiável. Ainda assim, dois, dos meus quatro livros
publicados – “Quadros de Natal” e “Lance fatal” – são desse gênero. Dos outros
dois, um é de ensaios – “Por uma nova utopia” – e o outro de crônicas – “Cronos
e Narciso”.
Ao adiar, não especificamente a
redação, mas a publicação de novas obras, é possível que eu venha agindo como
inúmeros personagens de filmes que assisti que, sem terem escrito um único
livro (o que, aliás, não é o meu caso) tendo, no máximo, esboçado alguns
capítulos ou páginas, proclamam aos quatro ventos que estão elaborando "a
grande novela americana". Finda-se a história, e nada. Não tinham sequer o
cacoete de escritores.
No meu caso, tenho vasta produção, mas
o que falta é um veículo que lhe dê certa permanência, que lhe confira alguma
sobrevivência. E, sobretudo, que exponha esses trabalhos à crítica que
realmente importa: a dos seus destinatários finais: os leitores. Como? Da
maneira mais prática possível: comprando ou deixando de comprar meus livros.
Para tanto, porém, preciso publicá-los. E não apenas os quatro que já
publiquei. Porém, isto demanda tempo, paciência e muito esforço. Requer que
haja oportunidades por parte de editores, coisa que até aqui tive muito pouco.
Muitas vezes, as circunstâncias ameaçam
conduzir-me ao desânimo, pondo em risco de colapso o maior sonho que tenho na
vida --- que confessei publicamente em recente crônica --- que é o de ser
escritor. Que é o de ganhar o meu pão de cada dia com a inspiração e, sobretudo,
transpiração advinda dessa nobilíssima tarefa de revestir idéias com palavras
corretas, medidas, exatas e adequadas. O romancista sergipano, Francisco
Dantas, escreveu que "a vida quebra a gente, amolece a moleira e enverga
até o pensamento". O sucesso tem um preço na maioria das vezes alto demais
que nem vale a pena pagar. Por enquanto, venho pagando-o, sem levar "o
produto". Pelo menos, não todo ele.
Minha pretensão é concluir o romance,
que venho escrevendo aos poucos, mas que permanece encruado já por dez anos.
Trata-se de empreitada que requer verdadeira estratégia de guerra. É preciso
agir, em primeiro lugar, como arquiteto, para planejá-lo. Depois, como
engenheiro, para calcular sua estrutura e fornecer base sólida de idéias.
Depois, como pedreiro, assentando tijolo a tijolo, com sólida argamassa e com o
concreto do talento. Finalmente, vem o revestimento do estilo, das palavras
medidas, das tiradas inteligentes, das frases, sentenças, períodos e parágrafos
sonoros, ritmados, bonitos. Como na construção de um edifício, esse processo
demanda tempo e organização. Mas a sustentação da vida tem prioridade. A
manutenção pessoal e da família é mais urgente e inadiável. Aí reside o conflito.
Outra luta é a travada conosco, com
nossas tendências, com nossas deficiências culturais, com nossos lapsos de
memória ou de observação. Machado de Assis, em crônica publicada no volume III
do livro "A Semana", escreveu: "Se eu houvesse de definir a alma
humana, diria que ela é uma casa de pensão. Cada quarto abriga um vício ou uma
virtude. Os bons são aqueles em que o vício dorme sempre e as virtudes velam e
os maus..." Por este parâmetro, estou no meio termo. Vícios e virtudes,
ambos, não têm tempo para se manifestar. Escrevo no mínimo 14 horas por dia.
Nas dez restantes, durmo seis e quatro dedico à higiene e locomoção.
Com toda essa jornada, estou longe da
realização. Não me refiro à financeira, já que essa não vou conseguir nunca. Já
estou conformado com essa certeza, até porque bens materiais nunca foram o meu
fascínio. Dalton Trevisan, "o vampiro de Curitiba", constatou:
"O bom escritor nunca se realiza: a obra é sempre inferior ao sonho. O
escritor é irmão de Caim e primo distante de Abel". Se sou bom ou não, não
tenho a mais remota noção. Mas estou muito, muitíssimo distante da realização.
A obra que produzi está mil anos-luz longe dos delirantes sonhos que
acalento.
*
Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas
(atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e
do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe,
ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma
nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance
Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991
a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição
comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio
de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O
Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk
Poucos estarão diante de um Moisés.
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