quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Cada um com seus problemas


* Por Fernando Yanmar Narciso

“Não pergunte o que seu país pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pelo seu país.”
John Kennedy

Certa classe de “filósofos” compatriotas vive pregando que o maior problema do Brasil é o próprio povo brasileiro. Para esses formadores de opinião, nascemos com essa obsessão insaciável por nos compararmos e nos diminuirmos em relação ao resto do mundo, devido a séculos de sofrimento nas mãos de nossos políticos e colonizadores.

Após o fim da Copa do Mundo (lá vou eu de novo...) o fanzine elitista mais lido do país, a revista Veja, fez uma reportagem especial de umas dez páginas, mostrando ao Brasil todos os passos que a Alemanha seguiu até que ganhasse o direito de erguer a “taça” FIFA pela 4ª vez. Olhando não somente pelo ponto de vista esportivo e passando pelos campos educacionais, tecnológicos, políticos, filosóficos e econômicos, a reportagem foi mais uma das inúmeras pérolas de vira-latismo jornalístico da família Civita para matar os leitores de inveja dos países desenvolvidos. Olhem pra tudo isso, patuleia! Nunca alcançaremos tal patamar de superioridade!

Semanas mais tarde, apareceu na Folha de São Paulo uma foto de um estádio nos EUA, onde o soccer é quase uma novidade, com mais de 150.000 torcedores, como o Maracanã em seus tempos áureos! Tudo porque o futebol dos Estados Unidos foi uma das grandes surpresas da copa. “Por que o Brasileirão não consegue mais ser daquele jeito?”, muitos devem ter se perguntado.

E nós, pobres brasileiros revoltados com a atual conjuntura, acabamos comprando essa ideia que o país não presta, nunca prestou e jamais prestará. Não há um país rico que não seja alvo de nossa inveja, só por causa do dinheiro e da opulência que eles ostentam. Mas analisamos tais países apenas com olhar de turista. Só conhecemos a superfície dessas terras desenvolvidas e sabemos sobre elas o que a grande mídia nos deixa saber.

Uma coisa em que acredito é que não importa o país onde você vive, seu maior desejo é fugir dele o mais rápido possível. Vira-latismo não é uma exclusividade brasileira. Como disse o cineasta ativista e odiador contumaz de gente branca Spike Lee, os Estados Unidos são o maior exemplo no mundo de democracia, justiça e liberdade... Em Hollywood.

Sabiam que a Velha Glória é o país com a maior população carcerária do planeta? Atualmente, mais da metade das pessoas que nasceram e/ou vivem nos Estados Unidos estão atrás das grades, e as prisões de lá são um “luxo” quase exclusivo dos negros. Tem mais: Uma pesquisa recente apontou que a maioria do povo americano preferiria confiar um cargo público a um estuprador ou um pedófilo que a um ateu. Dá pra acreditar?

E na heróica, desenvolvida e quase perfeita tetracampeã Alemanha, o racismo continua sendo uma de suas principais características. Como nos esqueceríamos da cara de desconforto que Angela Merkel fez ao conhecer Obama? Dizem as más línguas que ela nunca tinha precisado apertar a mão de um negro na vida dela...

E o que falar da Holanda, país onde praticamente todo riponga gostaria de morar? Um dos países com maior número de liberdades consideradas absurdas por muitos, dentre elas a legalização da maconha, do aborto, da eutanásia, do casamento homoafetivo. Com tanta liberdade, não é de se estranhar que a Holanda também seja um dos países líderes em suicídios...

Aqui vão dois pequenos alívios a meus pobres leitores viciados em complexo de vira-lata. Mesmo sendo corrupto do jeito que é, saibam que no Ranking Mundial da Corrupção, que teve sua última coleta de dados ano passado, o Brasil se encontrava na “vergonhosa” 72ª colocação, atrás apenas de Cuba (63º lugar) e goleando apenas o Peru (83º). E lá no topo do ranking- ou fundo do poço, se preferirem- estão as megalópoles Somália, Coreia do Norte, Afeganistão, Sudão e Sudão do Sul.

E para aqueles que adoram apontar o dedo e dizer que no atual governo só tem bandido sem- vergonha, que o atual governo é o mais corrupto e imoral da história do Brasil: Recentemente houve uma pesquisa encomendada pelo TSE, onde no ranking de partidos mais corruptos, seu odiado PT ocupa apenas o “singelo” 9º lugar. Dou um apartamento mobiliado em Búzios pra quem conseguir adivinhar quais partidos encabeçam o pódio dessa pesquisa...

Eu sei muito bem o que vocês devem estar pensando nesse momento. Ah, o PT comprou essa pesquisa! E daí que eles estão em 9º lugar? Não devia ter corrupção era de jeito nenhum! Mas esse não é o ponto aonde quero chegar. A ideia é mostrar o quanto a mídia elitista pode fazer uma população sambar de acordo com a música dela, tentando nos vender a ilusão que os políticos que ela defende serão a solução para todos os nossos problemas quando ou se eleitos. Como se tivéssemos esquecido os desmandos governamentais de antes de 2002...

* Escritor e designer gráfico. Contatos:
HTTP://www.facebook.com/fernandoyanmar.narciso
HTTP://www.facebook.com/terradeexcluidos
cyberyanmar@gmail.com


Um comentário: