Trevo
* Por Marcelo
Sguassábia
- Bom, o que a gente já esperava foi confirmado hoje no comunicado que a
prefeitura fez no jornal: nossas terras foram desapropriadas e vão nos pagar
preço de banana. Uma merreca.
- Ai, ai, ai. Tá sacramentado mesmo, é? Bem, mas pelo menos vamos poder
explorar algum negócio no entorno do novo trevo. Tá lá no edital de
desapropriação. Temos a indenização e o direito de abrir comércio ou serviços
nas imediações, como compensação pelo baixo preço que a prefeitura vai pagar.
- Sei... um negócio ao redor de um trevo rodoviário? O que é que pode ir
pra frente num entroncamento de trânsito rápido? É área de passagem, o cara tá
preocupado com o caminho que ele tem que pegar.
- Eu pensei em um empreendimento que tenha a ver de alguma maneira com o
próprio trevo. Nem tanto com a função, mas com a forma e o significado dele.
- Nossa... nebuloso esse seu raciocínio, heim?
- Imagina só, já tenho até o nome: "Trevo da Sorte". Uma
moderna e vistosa lotérica. Quem trabalha ou mora nas vizinhanças do anel
viário não precisará mais ir até a cidade fazer suas apostas. Além disso, as
lotéricas também são postos de pagamento de contas. Conveniência pra população
das vilas nas adjacências.
- Ah, agora entendi. É pra quem mora perto, não pra quem trafega pelo
trevo. Pensando bem... podemos abrir quatro lotéricas, uma em cada alça do
trevo - assim os moradores dos arredores têm que andar ainda menos pra fazer
sua fezinha. Mas olha, indo por essa sua lógica, a gente também poderia abrir
um viveiro de plantas pra vender trevo de quatro folhas. Aí então, um negócio
puxa outro. O sujeito passa no viveiro, compra o seu trevinho e depois vai pra
lotérica fazer seu jogo. Tudo amarrado. É o chamado Cross Marketing!
- Isso! Montamos uma verdadeira holding. E dando certo a estratégia
levamos a experiência vencedora a outros trevos pelo Brasil afora, quem sabe
até abrindo sistema de franquia...
- Espera aí, tenho uma ideia melhor. Melhor não, uma sacada que
complementa essas duas que a gente já pensou. Uma casa super bem montada,
discreta, com som ambiente maneiro e iluminação suave, uns cem metros antes do
início da obra. A campanha publicitária já está pronta: "Keep calm e
encare o trevo". Um grande salão, com umas quinze massagistas do jeito que
o diabo gosta, pra relaxar a tensão de quem vai passar pelo entroncamento.
Especialmente os caminhoneiros. Convenhamos, passar por um trevo requer atenção
e reflexos bem alertas. É um momento crítico para o motorista, se ele ficar
nervoso é um perigo.
- Aí forçou, heim. O que me diz de "Shopping Trevo Souvenir"?
Uma espécie de parque temático do trevo. Canecas, camisetas, cinzeiros,
adesivos, tudo personalizado com o desenho do entroncamento. E também aqueles
chaveirinhos com a mensagem "Estive no trevo e lembrei de você". Até
tatuagem, podemos ter um tatuador full-time. A gente pode também editar um belo
book de umas quinhentas páginas, tipo livro de arte, com fotos bem produzidas
dos principais trevos do Brasil e do mundo. O nosso em destaque, é lógico.
Caramba, ideia é o que não falta...
- Tamo rico, véio.
- Tamo junto, mano.
* Marcelo
Sguassábia é redator publicitário. Blogs: WWW.consoantesreticentes.blogspot.com (Crônicas e Contos) e WWW.letraeme.blogspot.com (portfólio).
Você tirou do bolso não um trevo de quatro folhas, mas uma penca de amuletos, sortes e ideias. Todas com bom potencial, mas o problema é a freguesia. Pode não parar ninguém. Ainda assim, boa sorte, com pé de coelho e ferradura.
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