Provocou,
levou
* Por
Gustavo do Carmo
Há
alguns meses, o Guaraná Antarctica, incomodado com o sucesso do
refrigerante de maracujá da Fanta (ícone nos sabores laranja e uva
e lembrada por muita gente da minha idade pelo extinto sabor limão,
substituído pelo Sprite), fez um daqueles típicos comerciais de
provocação ao concorrente, usando a ironia como instrumento de
comunicação.
A
AMBEV (ou melhor, InBev, já que agora foi comprada pela dona da
Budweiser) já produziu o concorrente diretíssimo da Fanta: a
Sukita, nas mesmas versões laranja e uva. O auge foi no início do
século, lá pra 2000 ou 2001, com os comerciais do Tio Sukita,
aquele coroa que cantava a bela jovem e era chamado de tio por ela no
elevador. Depois, a Michelle Machri posou nua na Playboy. Antes da
Sukita, a própria Antarctica, ainda independente, fabricava a Pop,
que teve sabores laranja, uva e até cola, para concorrer com a
Coca-Cola. A marca Sukita era da Brahma, que se fundiu à Antarctica
na criação da AMBEV.
Seja guaraná, laranja, maracujá ou cola, são refrigerantes que concorrem (ferozmente) entre si. Só que, cansada de brigar com a Coca-Cola, a Antarctica resolveu provocar a marca de sabor de fruta da concorrente, a Fanta.
Por
isso, lançou o comercial "Maracujá" com a pergunta "Por
que o seu refrigerante é feito de guaraná e não de maracujá?"
para mostrar que pessoas que bebem maracujá são chatas, lentas,
moles, etc. Patrocinado pela bebida, o surfista campeão mundial da
modalidade, Gabriel Medina, seria um jogador de bocha (aquele jogo de
bolas semelhante a um boliche, muito praticado por idosos, mas também
por jovens). Ah, ele estava vestido como um idoso. Até o slogan do
guaraná, Bora Lá!, foi alterado para "Bora Depois!". E o
mascote era uma lesma, claro.
Na
época, cheguei a comentar no Twitter que a Antarctica (não consigo
chamar de AMBEV e muito menos de InBev) deveria ter criado um
refrigerante de maracujá em vez de ficar debochando do concorrente.
Mas logo entendi que, na verdade, saiu mais barato produzir um
comercial (basta contratar uma agência de publicidade para criar a
comunicação) do que criar um novo produto (buscar fornecedores da
fruta, fazer testes de aceitação, criar linha de produção e,
enfim, fazer a publicidade).
Para
cada ação, há uma reação. E como todo ser vivo atingido, tem o
instinto de contra-atacar. Algumas pessoas são mais racionais. E a
Coca-Cola, ou melhor, a Fanta, é um exemplo desse caso. Em vez de
devolver o deboche com outro comercial provocativo, foi além:
investiu mais e criou um novo produto, que foi direto no concorrente
"engraçadinho". Lançou a Fanta Guaraná. Bem-feito.
Ao
mesmo tempo que é uma resposta ao concorrente, a Fanta é uma nova
tentativa da Coca-Cola de emplacar um refrigerante da típica fruta
brasileira. A marca americana já teve o Taí (anos 70, 80 e 90) e
Kuat (desde o final da década de 1990). Não tenho informações se
a Fanta Guaraná vai substituir o Kuat. E não cabe neste texto
buscá-la, pois isso é uma crônica e não uma análise de produto.
Não
odeio o Guaraná Antarctica, De vez em quando eu bebo. E até
guardo na lembrança da minha adolescência aquele ótimo comercial
que combinava pizza e pipoca com guaraná.
A minha crítica ao comercial provocativo à Fanta foi por causa da arrogância disfarçada na provocação e não porque eu gostava mais do guaraná Taí. E muito menos ganhei dinheiro da Coca-Cola para criticar a concorrente. Faria a mesma crítica se fosse o contrário. Só odeio arrogância e economia porca.
P.S.: E o Guaraná Antarctica lançou o seu refrigerante de maracujá? Não. Fez outro comercial provocando a Fanta, agora usando o clássico sabor laranja do concorrente. Fingiu lançar um Guaraná Antarctica de laranja. Com o valor gasto nas duas campanhas publicitárias, daria para a Antarctica produzir o seu refrigerante de maracujá.
*
Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração.
Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de
São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos”.
Bookess
- http://www.bookess.com/read/4103-indecisos-entre-outros-contos/ e
PerSe
-http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1383616386310
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