Coach
* Por
Eduardo Oliveira Freire
De um tempo para cá, ouço esta palavra em todos os lugares, inclusive, nas redes sociais. Para quem não sabe, coach é treinador em inglês. Mas, pelo que me parece, esta palavra saiu do mundo dos esportes, para outras áreas de conhecimento.
"Coach” é uma palavra em inglês que significa treinador, instrutor e pode também ser um tipo de ônibus. Em inglês, quando usada como verbo, a palavra coach significa treinar ou ensinar. Além disso, um coach ou coacher é um profissional que exerce o coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.
Este tipo de profissional ajuda os indivíduos a organizarem a vida, além de dar dicas importantes como, por exemplo, conseguir realizar as metas, comportar-se numa entrevista de emprego, planejar o currículo etc…
Pois é, acho bem construtivo e até ouço conselhos de um "coach". Agora, o que tenho receio é de certas pessoas o transformarem em gurus, acreditar em tudo o que ele diz como se fosse A VERDADE SUPREMA.
O
"coach" não é uma ser iluminado ou divino e sim um
indivíduo especializado em ajudar outros profissionais. Por que
sempre se quer o caminho mais fácil? Preferir adorar os outros a
procurar próprios pensamentos?
Cada pessoa tem que cuidar da sua vida e possuir autonomia, para assimilar ensinamentos e conselhos. Isso não é de hoje, na História, multidões se entregaram a falsos heróis e profetas.
Ouça bons conselhos e admire os outros. Entretanto, não se esqueça de sua individualidade.
*
Formado em Ciências Sociais, especialização em Jornalismo cultural
e aspirante a escritor - http://cronicas-ideias.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário