sexta-feira, 15 de maio de 2009




Augusto Boal, lembrança

* Por Urariano Mota

Os necrológios envergonhados dos jornais se abrem hoje com o registro "Morreu na madrugada deste sábado, aos 78 anos, o diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta Augusto Boal", para depois, num acréscimo, dizerem coisas como "em 1971, foi preso pelo regime militar, pelas ligações com o Partido Comunista do Brasil. Três meses depois, ao ser solto, foi para os EUA e, em seguida, para Argentina e Portugal". E as folhas mais mostram quanto mais escondem, pois fica patente o constrangimento do registro do falecimento de um homem como tu, ao mesmo tempo que mencionam, de longe, a razão do teu viver. Para os mais jovens, que leem um necrológio de tal natureza, os teus três meses de prisão podem até parecer que foram algo como uma repressão passageira, leve, pelo crime de uma ideologia clandestina. Historinha dos mais velhos. Isso porque, nesses registros, o pano de fundo do Brasil da ditadura, o teatrinho dos tiros trocados entre terroristas e patriotas, a tortura, os assassinatos, a infâmia do Brasil de quando foste preso, "já passou, não é?, a dorzinha foi embora". É a isso que chamam edição, a nova edição: omitir em primeiro lugar, para depois torcer, distorcer, insinuar coisas que são veneno. Quem te mandou ser ligado a partido ilegal?
Se saímos dos jornais, e vamos para as grandes redes na web, dos provedores, recebemos a tua penúltima notícia como "Na década de 70, por estar exilado do país pela ditadura militar, difundiu seu método pela Europa. O seu trabalho pelo Teatro do Oprimido rendeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2008", e a tua foto, sem a substância do que eras, apenas o rosto de um coroa meio maluco, cabeleira grisalha, assanhado, camisa florida, dói na retina. A tua mais recente notícia se insere no menu de "famosidades". Estás em um menu onde Amy Winehouse desmaia no Caribe, Ivete vai homenagear a mãe em tributo ao Rei, cunhado de Britney sai do hospital. A máquina da mediocridade, do falso, do business, contra a qual tanto lutaste, tenta nivelar a tua pessoa a divertimento. Isso quando apareces, porque em outros portais nem te deram o desprezo de a gripes e porcos te misturarem.
Para te dizer adeus, como a lembrar a composição que Chico Buarque te dedicou em Meu Caro Amigo, nada melhor que um trecho da Carta do MST endereçada a ti, que a web livre divulgou há pouco: "Generoso, expôs sempre por meio dos relatos de suas histórias, seu método de aprendizado: aprender com os obstáculos, criar na dificuldade, sem jamais parar a luta". Leio a frase e me ponho a pensar, a ruminar, em como teria sido bom se tivesses cruzado o caminho de um adolescente magro e faminto do subúrbio de Água Fria, zona norte do Recife. Sem pai, sem mãe, de patrimônio só o desejo, um dia aquele menino em 1965 quis ser ator. Sim, que mais queria, o que só queria? Ser ator de teatro, por que não? Então ele se dirigiu e procurou estímulo com um endinheirado empresário, que se dedicava ao teatro nas horas vagas.
- Seu Costa, assim, sabe?... será que o senhor, que conhece tanta gente, será que não podia me indicar para trabalhar no teatro?

Seu Costa em 1965 divertia-se no Teatro de Amadores de Pernambuco, lugar de classe média muito sensível naquele tempo. O novo burguês então olhou o rapazinho de cima a baixo, mediu o jovenzinho que de gente era só olhos:

- Você?! Você entrar para o teatro?! É o mesmo que entrar em mato sem cachorro.

E o adolescente de 14 anos desistiu do teatro,de amadores e profissionais para sempre. Penso agora em como teria sido bom que ele em 1965 soubesse que no teu teatro havia uma saída.

Ao ler a carta do MST há pouco, sinto que não poderia dizer "Nós, trabalhadoras e trabalhadores rurais sem terra de todo o Brasil, como parte dos seres humanos oprimidos pelo sistema que você e nós tanto combatemos, lhes rendemos homenagem, e reforçamos o compromisso de seguir combatendo em todas as trincheiras". Eu não lavro o campo, nada sei plantar, não crio galinha, nem mesmo tenho a coragem da luta pela terra desse movimento. Mas bem posso lembrar outros oprimidos.
Lembro um artista no bar Marola, em Olinda, que pedia dinheiro como pagamento para escrever nomes de clientes em grãos de arroz. Como são eloqüentes os artistas! Como sabem simbolizar com a precisão da flecha que atinge o olho da mosca. Para comer, esse artista no Marola escrevia minúsculo em grãozinho de arroz. Era um jovem, pálido, e é interessante como o vejo vestido em túnica grega a desenhar a mediocridade de toda a gente em grãos miudinhos. Melhor que a sua arte era o orgulho da sua arte. Enquanto percorria as mesas ele era insultado. Dele zombavam os miseráveis com dinheiro na carteira:
- Se eu fosse viver disso...
- Planta arroz, dá mais futuro ...
Enquanto ouvia isto, ele e seu orgulho, albatroz ferido cantava baixinho: "Ponta de areia, ponto final, da Bahia a Minas, estrada natural. Que ligava Minas ao porto, ao mar, caminho de ferro, andar, andar".
Por isso escrevo ao fim. Em lugar da visão do teu corpo a queimar, o corpo, só o corpo, aquilo e aquele que não mais é Boal, em lugar de qualquer visão mórbida, melhor lembrar-te ressurgido, a continuar tua vida no corpo e alma desses artistas que se erguem, e no meio da humilhação continuam, apesar de tudo, a andar, andar.

* Escritor e jornalista

3 comentários:

  1. Entrevistei Boal no início dos anos 70, quando lançara o livro "Teatro do Oprimido", e me impressionou a profusão de sábias e entusiasmadas palavras para explicar a importância da representação na classe trabalhadora - uma classe então sem representantes, que vivíamos os "anos de chumbo". Mal entrava na juventude e ele era já adulto, mas o idealismo brilhava em seu olhar com tal vivacidade que Boal me pareceu mais jovem que eu. Foi a imagem que ficou desse grande brasileiro, aqui homenageado com a força abrasadora da tua pena, caro Urariano: a fricção no papel é tamanha que as palavras saltam com poder de extrusão! Parabéns.

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  2. Quando negam contar a verdade por conveniência, é bom que venha consertar o mal-feito, e ajustar a história como convém. Grandes feitos e pouco valorizado na morte. Aqui nessa página você, Urariano, a seu modo fez-lhe justiça.

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  3. Risomar disse...
    Texto com T maiúsculo, Urariano, como são todos seus textos. A cada dias vamos mais nos reduzindo, ao perdermos nossos artistas. A cada dia vamos morrendo mais um pouco, como me disse um grande artista há poucos dias, quando me referi a grande Hilda Hilst. Também ela se foi tão cedo...Como se foram Elis, Gonzaguinha,Tim Maia, Cazuza,João Antônio, Flavio Imperio,Paulo Autran,Dina Sfat, Zuzu Angel,Henfil, e tantos, tantos outros artistas de renome, artistas sem nome, artistas anônimos. E o país vai ficando cada vez mais sem brilho. Só nos resta desligar as tevês para fazer de conta que não existem os Big Brothers, os Zorras Totais, e no escuro ficamos nós, Amigo, desesperados, sozinhos, resistindo neste palco e nesta plateia sem fim, à espera de que um dia se dê à Cultura, às Artes, e a todos aqueles que a ela dedicam suas vidas o valor que merecem.
    Que dor este seu texto me provocou, Urariano! Boal era uma Luz, em nossas vidas. Hoje, até G. Dias diria: "nosso céu tem menos estrelas"

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