segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Dez razões para levar a família a esquiar na Serra da Estrela - Vera Dantas


Dez razões para levar a família a

esquiar na Serra da Estrela


* Por Vera Dantas


Somos um país pequeno (Portugal) e podemos não ter estâncias de grande dimensão como a vizinha Espanha, mas a nossa Estância de Ski da Serra da Estrela  merece por muitas razões ser acarinhada. E, acreditem, é um local excelente para os miúdos aprenderem a esquiar. Porquê? Eis as razões:


Esquiar é fantástico

Dificilmente encontrarão um desporto mais fantástico do que o ski (ou o snowboard) para os miúdos se divertirem. É um desporto de ar livre, em que estão em contato com a natureza, em que sentem a neve sob os pés e em que estão rodeados de ar puro. Em plena montanha, com a pista à sua frente, é garantido que nenhuma criança vai pedir o tablet ou o smartphone. Vão divertir-se como nunca, vão ficar a contar os dias para voltar e vão sentir-se confiantes e felizes. A melhor idade para aprender desportos de neve é a partir dos 3 anos. As crianças estão mais perto do chão, têm corpos mais flexíveis e que adaptam muito facilmente a novos desportos. Além de que aprendem depressa. Já vi muitos miúdos nos Alpes franceses com não mais do que 5 anos a deslizarem pelas pistas com um à vontade e uma velocidade impressionantes. E muito, muito felizes.

No topo do (nosso) mundo

A Serra da Estrela faz parte da grande cordilheira do Sistema Central ibérico e tem o segundo mais alto ponto de Portugal (só atrás do Pico, nos Açores), a 1993 de altitude, junto da Torre. É o miradouro mais elevado do continente e, só isso, é fantástico. Lá em cima, podemos dizer aos miúdos: “olhem à vossa volta, girem 360º: estamos no topo do topo, Portugal está ali, em baixo!”. É algo que eles não vão esquecer e que desperta emoções mesmo nos mais pequeninos, garantido.

Beleza natural

A paisagem circundante é arrebatadora e mágica. Há 25 lagos glaciares que espelham o céu e a terra, ou melhor, a grande montanha e as suas feições feitas de gigantescas rochas que no inverno se cobrem de neve. Da telecadeira da estância de ski veem-se dois desses magníficos lagos e, chegados lá acima, ao ponto mais alto da estância, bem pertinho da Torre, descer as pistas de ski é abraçar toda essa paisagem não apenas com os olhos, mas de corpo inteiro.

Equipamento e aulas para todas as idades e 

funcionários prestáveis


A estância tem uma boa oferta de equipamento para todas as idades. Há skis, snowboards, botas, capacetes e batons mesmo para os mais pequeninos. Os funcionários aconselham cada pessoa e têm cuidado ao ajustar as botas aos skis. Se, mesmo assim, na pista verificar que os miúdos não estão a dar-se bem com o equipamento, basta voltar à loja e trocam-nos de imediato por outro com que se sinta melhor.

Se não souber esquiar ou preferir pôr os seus filhos a aprender com um instrutor, na estância há aulas de ski para grupos de várias idades. A marcação pode ser feita nas bilheteiras no próprio dia.

Tapete fácil para iniciantes

Os mais pequeninos, a partir dos 3 anos, podem começar a aprender a esquiar no Snowpark, que consiste numa pista verde junto à entrada da estância, bastando para isso subirem pelo Tapete do Cantário. Há sempre um funcionário simpático a ajudar ao entrar, em baixo e outro ao sair, em cima, e se for preciso parar o tapete para ajudar, não hesitam em fazê-lo. Tudo com calma.

Teleskis para começar e evoluir

A estância tem 2 teleskis. O Teleski do Covão, junto à suave Pista do Cantário, e o Teleski da Lagoa, ao longo da pista com o mesmo nome, ligeiramente mais íngreme e que a estância classifica como vermelha, mas que é perfeitamente esquiável por iniciantes. O primeiro pode ser facilmente usado por um miúdo com 8 anos, dependendo da altura. O segundo exige mais equilíbrio, mas ainda assim é fácil de segurar e, à chegada ao topo, permite sair com calma.

Telecadeira com acesso a pistas fáceis no topo

O fato de a Estância de Ski da Serra da Estrela ser pequena torna-se neste aspecto uma vantagem. Enquanto nas estâncias com maior altitude as pistas do topo são em geral as mais difíceis, nesta estância, mesmo no topo, uma criança que saia da Telecadeira da Torre – de preferência com a ajuda de um adulto experiente – pode aprender a esquiar em pistas largas e com um declive seguro. Tem duas opções para isso: ou vai em frente, pela Pista (azul) do Viriato e, mais abaixo, tem que “patinar”, porque a pista é muito plana antes de voltar a descer – ou vira à esquerda para uma descida um pouco mais íngreme, pela Pista do Vale, também azul. Nalguns troços será preciso de segurar nos mais pequenos para descer em segurança. Mais abaixo, a meio da subida do Teleski da Lagoa, há uma passagem para o Snowpark. Aí os mais pequenos estão como peixe na água e a descida agora, depois da aventura acima, vai parecer mais fácil. Afinal, já se sentem mais confiantes e a pista tem uma boa largura para experimentarem as técnicas de ski sem medo. É o ideal para começarem a esquiar com os skis paralelos.

Preços na média

Os preços de forfait e equipamentos estão na média de preços das estâncias de Espanha. Pode optar por um forfait diário, de 2 ou de 3 dias.Em família, compensa comprar o forfait familiar, uma opção que não encontrará noutras estâncias. É preciso fazer algum investimento para esquiar na Serra, é certo, pelo que o ideal é planear com antecedência e, de preferência, comprar um pacote que combine alojamento com equipamento e forfait (informe-se numa agência de viagens ou pesquise na internet e também site da estância, é o que eu faço).

Na medida certa e no nosso país

Se comentar com amigos ou conhecidos que vai à Serra da Estrela esquiar o mais provável é ouvir vaticínios como “Ui, as estradas estão sempre fechadas, não vais sequer conseguir chegar lá” ou “é muito pequena, mais vale ir para Espanha” ou ainda “fica um dinheirão, eu gosto é de praia e calor, nem pensar em meter-me nessa trabalheira e despesa para passar frio”. Sim, já me aconteceu mais do que uma vez. Sabem o que vos digo? Ignorem. Quem diz isso é porque nunca experimentou ou porque tem o complexo – cada vez mais ridículo – de que quem viaja cá dentro é porque não tem posses para viajar para fora, onde “tudo é melhor” ou porque não tem a ousadia suficiente e a vontade de viver uma experiência fantástica e diferente como é esquiar. Não temos tradição de ski em Portugal, é certo. Afinal, a morfologia do nosso belíssimo país não o permite. Mas temos esta estância que, muito graças ao esforço de quem tomou a iniciativa de a erguer que a gere com visão, está cada vez melhor.

Eu aprendi a esquiar, já adulta, no maior domínio esquiável do mundo e, claro, isso é fantástico, mas quando se quer ensinar os nosso miúdos a esquiar, não há nada melhor do que fazê-lo numa estância pequena, com pistas fáceis. Se for num ambiente familiar, melhor, porque assim as crianças vão sentir-se mais confiantes. Além disso, ficarão ainda mais orgulhosas do seu país, tão pequeno mas tão diverso e que, afinal, até tem uma estância de ski!

E por fim, não deve ser preciso lembrar mas…

Fica em Portugal, onde os hotéis e a comida são dos 

melhores do mundo!

Pois é, são mesmo. Só não o sabe quem nunca saiu do país. Também já esquiei em Espanha e há la estâncias excelentes para levar os miúdos, embora um pouco mais distantes. Mas uma coisa é certa: em Portugal come-se muito bem. No Centro de Portugal come-se muito bem. A Serra da Estrela é sinônimo, para nós portugueses, de Queijo da Serra, de bons presuntos e carnes, de pão excelente. Esses são elementos identitários da Serra. Mas a Serra, através de gente que faz e inova, soube potenciar não só os seus valores gastronômicos como também a sua hospitalidade e localização únicos, através de excelentes hotéis e unidades de alojamento. Será difícil não comer bem por lá e nem os miúdos vão queixar-se, pois a escolha é grande e de boa qualidade, seja nos hotéis ou nos restaurantes tradicionais. Mas essa é outra história. Por agora, enquanto a neve ainda cobre os cumes da nossa Estrela, façam-se ao caminho com os miúdos. Vão esquiar! E depois digam-se se não tenho razão.


* Jornalista portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário